O ex-presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) e deputado nacional António Monteiro é o candidato do partido para as eleições autárquicas de 2024 em São Vicente, sendo esta sexta vez que se candidata ao cargo.
A informação foi confirmada hoje, em conferência de imprensa, pelo presidente da UCID, João Santos Luís, justificando que a ilha de São Vicente “não pode continuar no marasmo” em que se encontra com o actual presidente de câmara.
É que, segundo Santos Luís, Augusto Neves é “anti dialogante, autoritário” e com tem “fraca capacidade técnica e sem condições para procurar soluções adequadas que sirvam a ilha e colocá-la num diferente nível de desenvolvimento”.
“É nossa firme convicção de que o candidato da UCID para as autárquicas de 2024 em São Vicente, o engenheiro António Delgado Monteiro, possui visão estratégica, sapiência e humildade necessária, atributos que consideramos decisivos para capitalizar o enorme potencial que a ilha detém”, considerou.
Segundo a mesma fonte, o candidato está ciente das suas responsabilidades e conhece “muito bem” a ilha, “as suas dificuldades e as suas valências” e, como tal, “está em condições de servir São Vicente e a sua população da melhor forma possível e não se servir de São Vicente como vem acontecendo com os sucessivos mandatos do atual edifício”.
Para o político, o “declínio económico e social da ilha” leva a UCID a afirmar que “é urgente uma nova viragem para São Vicente” que “potencialize todas as valências e potencialidades” da ilha.
Questionado sobre quais serão os argumentos para convencer o eleitorado a apostar em António Monteiro, já que é a sexta vez que ele se candidata à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, João Luís revelou que os argumentos são os projectos que irão ser apresentados, que abrangem toda a franja da população de São Vicente.
O presidente da UCID avançou que o partido terá candidatos em pelo menos 50 por cento (%) dos municípios, ou seja, o partido pretende concorrer em 11 câmaras municipais do País.
António Monteiro, 54 anos, mindelense nascido em São Tomé e Príncipe, a 9 de Junho de 1961, foi criado no bairro de Fonte Francês, subúrbio do Mindelo.
Pai de três filhas, casado, António Monteiro, de 1975 a 1979, cursou Electricidade na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, e licenciou-se, em 1985, em Engenharia Electromecânica pela Universidade Politécnica de Odessa (ex-URSS), onde foi presidente da Associação de Estudantes Estrangeiros.
Foi também presidente da Associação dos Estudantes Cabo-Verdianos na ex-União Soviética. Militante da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) desde 1992, António Monteiro foi eleito presidente do partido em 1997, reeleito em 2005 e no XV Congresso realizado em Julho de 2009, na ilha de São Vicente.
É deputado à Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral de São Vicente, e foi vereador eleito pelas listas da UCID nas eleições autárquicas de 2004, 2008 e 2012.
A carreira profissional de António Monteiro tem passagem pela Empresa de Electricidade e Água (Electra), onde desempenhou funções de electricista, inspector de redes de electricidade e água, técnico superior da Direcção de Exploração e director de aprovisionamento na Delegação de São Vicente (Matiota).
O líder da UCID passou, igualmente, pela Enapor, Portos de Cabo Verde, onde foi responsável dos serviços de manutenção, da divisão de equipamentos e ainda foi director de engenharia e informática.
No seu percurso académico, António Monteiro foi professor do Instituto Superior de Engenharia e Ciência do Mar (Isecmar), ministrou cursos de formação pedagógica de monitores, de planeamento de equipamentos e manutenção portuária, de design e operação de motores e de técnicas de comunicação.
Nas próximas eleições autárquicas vai concorrer pela sexta vez ao cargo de presidente da Câmara de São Vicente.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários