• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sinal verde para retoma das obras do PRRA na cidade da Praia
Política

Sinal verde para retoma das obras do PRRA na cidade da Praia

A Câmara Municipal da Praia já tem um sinal verde do Governo para retoma das obras do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA) na capital, paralisadas desde que a actual equipa camarária tomou posse. Quem diz é o edil Francisco Carvalho, após se encontrar com as ministras da Coesão Territorial, Janine Lélis, e das Infraestruturas, Eunice Silva.  

“Este encontro serviu para tratarmos, relativamente à retoma das obras, aqui no município da Praia, obras enquadradas no PRRA, foi este o objetivo e foi o que nós estivemos aqui a analisar e ver as perspetivas que existem no sentido de retomarmos aqui no nosso município, as obras do programa PRRA”, disse Francisco Carvalho à imprensa à saída da reunião.

Carvalho disse ainda que a autarquia capitalina tem todo o interesse em retomar as obras do programa PRRA que, no seu ponto de vista, são importantes para o município da Praia e que, “de facto, fazem falta aos munícipes e ao município”.

“Estive a referir aqui ao longo do encontro e sempre tivemos consciência da necessidade e importância da retoma e da conclusão dessas obras e sublinhei várias vezes este aspecto, não tínhamos como conclui-las, não tínhamos como retoma-las, porque nós não as projetamos e não tivemos orçamento definido para as mesmas e não tínhamos dinheiro para essas obras, então neste momento há esta possibilidade sim, através do governo, de se dar continuidade às obras e concluí-las”, apontou.

Francisco Carvalho disse ainda que há várias obras paralisadas no âmbito do PRRA pela cidade da Praia, completando que o mais importante é essa “luz no fundo do túnel”, da possibilidade de suas conclusões e também esta clarificação de que a autarquia não tinha como concluir essas obras, porque tinham sido iniciadas e orçamentadas por uma outra gestão.

Já a ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, anotou que que o governo, desde a legislatura passada, fez uma aposta muito forte no PRRA e que depois da pandemia, muitas obras ficaram paradas, mas que já há algum tempo que em todos os municípios se retomaram as obras com a exceção da Praia.

“E é por causa disso, mostrando-se importante a conclusão dos projectos que já tinham sido gizados pensando no interesse da população e na melhoria da qualidade de vida que se quer oferecer, que nós convidamos o presidente da Câmara Municipal da Praia para esta reunião para podermos, num primeiro encontro de trabalho, alinhar as perspetivas de retoma dos trabalhos por forma a poder concluir as obras, são obras importante”, disse.

Lélis realçou ainda que o compromisso do governo em relação ao PRRA tem a ver com o financiamento, porque a execução propriamente é feita pelas câmaras.

“Se é verdade que as obras estiveram paradas um pouco por todo o lado por causa da pandemia, não é menos verdade que depois conseguiu-se uma forma e uma engenharia financeira que permitiu a retoma destas obras.  Só que, ainda assim, a retoma não aconteceu na Praia, razão pela qual nós estávamos a fazer essa reunião para impulsionar e fazer com que as coisas possam acontecer”, apontou. 

Partilhe esta notícia