• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santiago Norte: PAICV elege como “grande desafio” vencer as seis câmaras municipais da região em 2024
Política

Santiago Norte: PAICV elege como “grande desafio” vencer as seis câmaras municipais da região em 2024

A presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, elegeu hoje como “grande desafio” do mandato 2021-2024 a conquista das seis câmaras municipais da região nas eleições autárquicas de 2024.

A novel presidente da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em Santiago Norte fez estas considerações no seu discurso na abertura da Assembleia Regional do partido em Santiago Norte, sob o lema “PAICV unido e forte por Santiago Norte”.

“O nosso desafio enquanto Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte é vencer as eleições autárquicas em 2024, é possível e está ao nosso alcance”, declarou Carla Carvalho durante a cerimónia presidida pelo presidente do partido, Rui Semedo, e que teve lugar no Auditório do Liceu Amílcar Cabral em Assomada, Santa Catarina.

É que, conforme sustentou Carla Carvalho, assim como o PAICV venceu no Tarrafal, após 28 anos, poderá repetir o mesmo feito em São Miguel, após 27 anos da governação do MpD, nas eleições autárquicas de 2024.

Acrescentou ainda que o maior partido da oposição que gere duas câmaras municipais em Santiago Norte, a do Tarrafal e a de Santa Cruz, tem ainda “grandes possibilidades” que reconquistar os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos, onde já foi poder.

Para que tal aconteça, a novel presidente da CPR do PAICV em Santiago Norte pediu “junção de esforços” de todas estruturas do partido na região – sectores, juventude, mulheres, bancadas e autarcas –, para que possam construir novas oportunidades para Santiago Norte e para a vitória nas eleições autárquicas de 2024.

Por outro lado, lembrou que Santiago Norte, que possui uma população de mais de 120 mil pessoas, é portadora de “grandes potencialidades” nos domínios da agricultura, pecuária, pesca e turismo, sectores considerados estratégicos para o seu processo de desenvolvimento, mas que, segundo ela, estão abandonados pela falta de visão do Governo.

Não obstante tais potencialidades, a deputada nacional Carla Carvalho notou que as pessoas estão a abandonar aquela que diz ser a região “mais pobre do País”.

Nesse sentido, vincou que enquanto CPR do PAICV vão continuar a lutar e a defender os interesses da região de Santiago Norte e ainda mostrar suas potencialidades, para que possa haver investimentos nos mais diversos sectores do desenvolvimento.

Adiantou ainda que para o mandato 2021-2024 que a CPR vai dar uma atenção especial às estruturas do partido, com foco na formação ideológica e política dos militantes, trabalhar em cooperação e colaboração com as estruturas do partido e, ainda, criar grupos de base nas localidades, consolidar mais a comunicação com a população, sobretudo com a juventude.

A assembleia regional, que serviu para a analisar a situação política regional, eleger novos órgãos regionais e para aprovar os instrumentos gestão, contou com militantes e dirigentes do partido a nível sectorial, regional e nacional, contou ainda a intervenção do presidente do partido, Rui Semedo.

Durante o seu discurso, Rui Semedo, que lembrou que o PAICV não é um partido que desperdiça energias e capacidades pediu a todos para se unirem à volta que quem for escolhido internamente para disputar uma eleição para que possam trabalhar juntos para que o partido possa continuar a ser “forte e coeso”.

O PAICV em Santiago Norte conta com dois presidentes de câmara Carlos Silva (Santa Cruz) e José dos Reis (Tarrafal), nove sectores (Santa Catarina – Centro, Norte, Sudoeste e Oeste –, Santa Cruz, São Miguel, São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Salvador do Mundo, seis líderes de bancadas municipais, seis coordenadores da Juventude do PAICV (JPAI), e nove coordenadoras das Mulheres do PAICV.

Partilhe esta notícia