• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV Santiago Norte avalia negativamente os dois anos da governação do MpD
Política

PAICV Santiago Norte avalia negativamente os dois anos da governação do MpD

Em conferência de imprensa, a Comissão Política do PAICV de Santiago Norte afirma que nenhum investimento de vulto foi feito na região durante os dois anos de governação do MpD e questiona o destino dado aos fundos que o governo diz ter transferido para os seis municípios da região. 

“Da análise dos dados oficiais notamos que em Santiago Norte nada melhorou. O desemprego aumentou na Região. A população inativa também aumentou ultrapassando a média nacional. A taxa de subemprego – os empregos sazonais – disparou. Por sua vez, a população economicamente ativa diminuiu”, afirma Carla Carvalho, porta-voz da Comissão Política. 

Do rol das constatações, Carvalho diz que “nenhum investimento público foi realizado pelo governo na Região durante estes 2 anos. Não foram abertas novas estradas, não foram construídos novos equipamentos sociais, não se conhece nenhum programa relacionado com o plano sanitário, seja na construção de infraestruturas, seja no domínio do saneamento do meio”.

Neste contexto, o PAICV Santiago Norte considera que o governo tem estado alheio às potencialidades da Região, nomeadamente nos domínios da agricultura, pecuária, pescas e turismo. A mesma situação, considera o partido tambarina, acontece em relação à saúde, à promoção social, e à melhoria das condições de vida das pessoas. 

“As unidades hospitalares continuam com os mesmos desafios, tais como falta de equipamentos, de médicos especialistas e de transportes. O hospital regional está sendo subaproveitado, porque não se fez os investimentos necessários para atender mais de 120 mil pessoas residentes na região” afirma Carla Carvalho, acrescentando que “a situação social da população é cada vez mais difícil. Não há emprego, não há esperança. Não houve nesses dois anos qualquer melhoria a nível da promoção social, seja no aumento da pensão social mínima ou no número de beneficiários. O rendimento de inclusão é ainda palavras de discurso”. 

Onde estão os fundos do governo?

Face ao que o maior partido da oposição considera o "descaso" do governo para com uma das Regiões mais importantes do país, tanto do ponto de vista territorial, quanto no respeitante aos recursos humanos, a porta-voz da Comissão Política Regional pergunta: "onde foram aplicados os milhares de contos que o governo anda a propalar de ter enviado para a Região?"

E responde, questionando se não é de “se supor que alguém anda a desviar o dinheiro do Estado para outros fins?” 

As dúvidas que estas questões têm levantado na Região merecem, segundo o entendimento do PAICV, um esclarecimento do governo, porque “a prestação de contas é um dos maiores ativos da democracia”. 

“A Região Santiago Norte quer e exige ao governo a prestação de contas dos fundos que afirma ter investido, porque se for verdade estas afirmações, então é de se supor que alguém anda a desviar o dinheiro do Estado para outros fins. Porque, obras, melhoria das condições sanitárias, melhoria da qualidade de vida das pessoas, abastecimento de água, saúde, promoção social, emprego não conheceram qualquer melhoria na Região”, conclui a porta-voz da Comissão Política Regional do PAICV, que faz questão de "relembrar que o governo do MpD encontrou a barragem de Principal a meio caminho, suspendeu as obras sem dar cavaco a ninguém. Encontrou as barragens de Figueira Gorda, Saquinho e Faveta e Flamengos concluídas e não fez qualquer investimento para o desenvolvimento da agricultura e o aproveitamento das águas". 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação