• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV aponta o dedo ao MpD na promoção de desigualdades e no aumento da pobreza em Santiago Norte
Política

PAICV aponta o dedo ao MpD na promoção de desigualdades e no aumento da pobreza em Santiago Norte

A Comissão Política Regional (CPR) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) em Santiago Norte, indicou hoje que o MpD (poder) tem promovido, nos últimos cinco anos, desigualdades e aumento de pobreza na região.

“Temos um sistema do MpD que nos últimos cinco anos tem promovido desigualdades e aumento de pobreza na região Santiago Norte, onde, de acordo com Censo de 2021, reparamos uma perda de 11 por cento (%) da população, com São Lourenço dos Órgãos a liderar essa perda com cerca de 14%”, afirmou o porta-voz da CPR do PAICV em Santiago Norte.

José Maria Moreira, que falava em conferência de imprensa hoje, em São Jorge, São Lourenço dos Órgãos, para pronunciar sobre a situação de Santiago Norte, lembrou que o PAICV “sempre alertou” sobre as desigualdades existentes na região.

Tomando como exemplo o município de São Lourenço dos Órgãos, o também membro da CPR do PAICV em Santiago Norte assegurou que em virtude da perda da população registada nos últimos cinco anos “a situação sócio-económica no concelho agravou-se” e o “número de desempregados triplicou”.

“Em São Lourenço dos Órgãos não temos ganhos visíveis, mas, sim, aumento da pobreza e desigualdades”, afirmou, criticando a não realização da sessão solene por altura da comemoração dos 16 anos da criação do município, assinalados no passado dia 10, espaço que, lembrou, serve para os eleitos municipais fazerem o balanço dos ganhos e desafios do município.

“(…) Os últimos cinco anos foram um ano de não para São Lourenço dos Órgãos. Não no que diz respeito às obras municipais, à reposição dos salários dos trabalhadores, ao campo relvado, às condições de trabalho dos funcionários, nomeadamente do saneamento, à presença do edil e de altos dirigentes da câmara municipal (…)”, notou José Maria Moreira.

No seu entender, em São Lourenço dos Órgãos existe uma política “de enganação e descaso da câmara municipal”, sobretudo na realização de obras, que, segundo ele, “a maioria ou não arrancou ou está paralisada”.

A título de exemplo, o também líder da bancada do PAICV na Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos apontou a requalificação de João Teves, reabilitação do auditório municipal, centro interpretativo, estrada de Ribeirão Galinha, requalificação à volta da placa desportiva de São Jorge e campo relvado de Carreira.

Partilhe esta notícia