• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca recebe hoje o título Doutor Honoris Causa da Universidade Portucalense
Política

Jorge Carlos Fonseca recebe hoje o título Doutor Honoris Causa da Universidade Portucalense

O Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, recebe hoje da Universidade Portucalense, de Portugal, o título Doutor Honoris Causa em reconhecimento pela sua carreira enquanto político, professor universitário e escritor.

“O Doutor Jorge Carlos Fonseca é um insigne Estadista, distinto jurista nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, reconhecido professor universitário e relevante Homem da Cultura” refere o despacho publicado no site da universidade.

No campo político, a universidade destaca toda a sua “longa acção” em defesa da independência dos povos, desde logo e em primeiro lugar do Povo de Cabo Verde, da democracia e da cooperação internacional, com os objectivos principais de promoção da paz e do bem-estar das populações.

“Tem desempenhado importantes cargos políticos em Cabo Verde e em organizações internacionais, sendo naturalmente de destacar o cargo de Presidente da República de Cabo Verde, que ocupa desde 2011”, lê-se no documento

O estabelecimento de ensino superior português destaca ainda que Jorge Carlos Fonseca é autor de uma vasta produção de cariz científico e profissional, sendo-lhe reconhecida importante actividade como jurisconsulto, advogado e consultor.

A cerimónia, que terá lugar na cidade do Porto, está marcada para as 16:00 e o elogio estará a cargo do constitucionalista e professor na Universidade do Minho, Wlademir Brito, natural da ilha de São Vicente e há vários anos radicado em Portugal.

Esta será a quarta vez que Jorge Carlos Fonseca recebe este grau honorífico, em reconhecimento pela sua carreira enquanto político, professor universitário e escritor.

Conforme nota da Presidência da República a distinção vem juntar-se aos doutoramentos honoris causa recebidos pela Universidade de Lisboa, Portugal (2017), Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil (2019),  Universidade Cheikh Anta Diop, Senegal (2019), para além de outras distinções como a Medalha de Honra pela Universidade de Hradec Králové, na República Checa (2016), Diploma de Honra e Mérito, da Universidade ‘Colinas do Boé’, na Guiné Bissau (2021) e a Medalla Ius et Iustitia, da Faculdade de Direito da Universidade de Huelva, em Espanha (2020).

Fonte: Inforpress

Partilhe esta notícia