• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas 2020. Há galos a mais para o poleiro em São Domingos?
Política

Autárquicas 2020. Há galos a mais para o poleiro em São Domingos?

A um ano das eleições autárquicas, a disputa pela cadeira presidencial em São Domingos já aguça apetites e desperta interesses. Tanto no PAICV quanto no MpD, a luta de bastidores está em polvorosa, obrigando os partidos a adiarem a escolha final para o início do ano.

Circula na rede social Facebook uma sondagem com 12 potenciais candidatos à Câmara Municipal de São Domingos. Só do lado do MpD, que detém o poder nesse concelho tido como seu bastião, estão abertamente disponíveis o actual presidente, Clemente Garcia, a deputada nacional Isa Costa e o sociólogo Filomeno Borges.

O inquérito online da página 'Djunta Mon pa São Domingos' avança ainda mais dois nomes: o deputado nacional Emanuel Lopes e o jurista Martinho Landim, actual presidente da Assembleia Municipal local, embora nenhum destes dois tenha se pronunciado sobre tal possibilidade. com ressalva para Landim que vem sendo pressionado a abraçar o projecto camarário.

E eis que mais um nome surge nessa disputa interna para encabeçar a lista do MpD à CM de São Domingos: Mike Silves. Este arquitecto, que em anos anteriores liderou a bancada ventoinha nesse concelho e está há cerca de dois anos a colaborar ditectamente com o edil de São Miguel, não aparece no referido inquérito online, mas estará a ser incentivado por algumas personalidades do MpD para assunmir esse desafio. Consta até que beneficia de apoio a nível de alguns elementos da cúpula do MpD, o que poderá baralhar as contas e 'forçar' consensos, a fim de evitar mais rupturas no partido a nível local, dada a quantidade de disponíveis e as sensibilidades políticas em jogo - os pró-Clemente Garcia e os apoiantes de Isa Costa, com a Comissão Política concelhia no meio.

Essa acirrada luta, com cada um a procurar os melhores apoios possíveis para ser o escolhido para as autárquicas de 2010, tem na sua base algum descontentamento dos militantes e simpatizantes do MpD em relação ao desempenho do actual presidente de Câmara, Clemente Garcia, que está a concluir o seu primeiro mandato à frente desse município do interior de Santiago.

Garcia, ainda assim, beneficia do respaldo do vice-presidente do MpD, Fernando Elísio Freire, governante com quem terá mellhores relações, para se manter no lugar. Só que a sua recandidatura não está ainda garantida. Aliás, foi o próprio líder do MpD quem esticou lá para Dezembro uma decisão sobre o próximo candidato numa reunião que teve com os militantes do MpD em São Domingos, mostrando claramente que poderá ser extemporânea optar, por ora, pela màxima futebolística "em equipa que ganha não se mexe".

Ulisses Correia e Silva, ao que tudo indica, não pretenderá utilizar o mesmo método que aplicou em 2016, quando, a sugestão do partido local, afastou prematuramente Franklin Tavares, que só havia feito um mandato, para indicar Clemente Garcia, cuja recandidatura a um segundo mandato está também tremida, como evidenciam os muitos candidatos disponíveis para tomar o seu lugar e encabeçar a lista do MpD à CM sãodominguense.

Ademais, com a convenção do MpD agendada para Janeiro de 2020 - as eleições autárquicas serão possivelmente em Setembro ou Outubro - uma decisão final sobre as candidaturas para as listas minicipais só deverá ser tomada após essa reunião magna do partido, de onde sairá a estratégia para as autárquicas. Também não é de descurar uma sondagem para ajudar a direcção do partido em quem apostar para não perder uma câmara que governa desde a sua criação, em 1993.

Do lado do PAICV, a disputa não é menos renhida. Pelo contrário, há três nomes na calha, e que já se mostraram disponíveis, e nenhum quer ceder. Emanuel Brito, professor e ex-director nacional da Juventude, José Carlos Moniz, também professor e líder da bancada tambarina em São Domingos e o economista Isaías Varela, estão todos no terreno a tentar convencer os seus pares sobre o seu projecto autárquico.

O 'Djunta Mon pa São Domingos' inclui mais quatro "candidatáveis" no seu inquérito online - Evandro Carvalho, Hermenegildo Furtado Lopes e Lourenço Furtado Lopes - mas, do lado do partido tambarina, a luta será mesmo entre os três acima referidos que vão se acotovelando a ver quem merece o apoio do PAICV. Até agora, nenhum desistiu, apesar das tentativas para se chegar a um candidato consensual. Inclusive a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, liderou há cerca de dois meses uma reunião com os militantes desse município para encontrarem uma solução, mas o meeting foi inconclusivo, tendo JHA admitido também a possibilidade de uma sondagem para determinar quem será o cabeça de lista do PAICV em São Domingos.

Quer Isaias Varela, quer Emanuel Brito, trabalharam directamente com Janira Hopffer Almada, quando era ministra, e ambos beneficiam da confiança da líder do PAICV. Mas José Carlos Moniz não está aí para as curvas e acredita que tem mais apoio e melhores chances de vencer as autárquicas de 2020, socorrendo-se na experiência adquirida enquanto eleito municipal. A mesma bagagem que Emanuel Brito apresenta, já que também já integrou a bancada municipal tambarina e Isaía Varela chega "sem mácula" ou anti-corpos políticos.

Enfim, são muitos galos para a cadeira de presidente da Câmara Municipal de São Domingos, que gere um concelho com cerca de 15 mil habitantes. A escolha final, de ambos os lados, poderá abrir feridas, ou acentuar as já existentes, se não for gerida com muita cautela... e caldos de galinha.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação