O Centro Nacional de Furacão dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre a possibilidade de uma tempestade que se aproxima de Cabo Verde, movendo-se no sentido este-noroeste, poder atingir o arquipélago nas próximas 24 horas, provocando “mar revoltoso, vento muito forte e possibilidade de chuva forte.”
As chances de o temporal chegar a Cabo Verde, sobretudo as ilhas do Norte, são fortes, a ponto de o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) ter interditado esta segunda-feira, 14, a saída de embarcações de pesca loem São Vicente por causa da previsão do mau estado do tempo, durante as próximas horas.
Em comunicado, o IMP avisa que nas próximas 24 horas o vento estará fresco a muito fresco com rajadas ocasionais, e ondulação de 1,5 a 3,0 e de 2,5 a 4,0 metros. Esta interdição, avançou a mesma nota, estende-se a botes e pequenas embarcações de boca aberta.
O IMP aconselhou ainda a “redobrada atenção” aos navios ancorados na baía do Porto Grande e nas imediações dos estaleiros da Cabnave para se “reforçar as amarras dos navios e aumentar a vigilância” e um “monitoramento constante” da posição em que se encontram ancoradas, enquanto se mantiverem estas condições do tempo.
O Instituto Marítimo e Portuário (IMP) recomendou também os moradores e condutores que circulam em zonas próximas da orla costeira uma “atenção redobrada” e que “sigam à risca todas” as instruções das autoridades “até que a situação normalize”.
Santiago Magazine/Inforpress
Comentários