• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Tribunal Internacional inicia hoje julgamento de acusação de genocídio em Gaza
Outros Mundos

Tribunal Internacional inicia hoje julgamento de acusação de genocídio em Gaza

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) começa hoje a julgar o caso apresentado a 29 de dezembro pela África do Sul contra Israel, que acusa de genocídio na Faixa de Gaza. Enquanto isso Israel diz que jornalistas da Al Jazeera mortos em Gaza eram “agentes terroristas”

Quinze juízes vão nesta primeira audiência do principal órgão judicial da ONU ouvir a argumentação sul-africana, que defende ainda que o TIJ decrete medidas de emergência, incluindo ordenar que Israel cesse imediatamente as operações militares, bem como todos os “atos genocidas” descritos no pedido.

A África do Sul alega que dado o “dano contínuo, extremo e irreparável sofrido pelos palestinianos em Gaza”, se impõe essa medida complementar.

Em causa está a reação israelita aos atos perpetrados pelo movimento islamita Hamas a 7 de outubro de 2023, na sequência de um ataque maciço deste movimento extremista que incluiu o lançamento de rockets e a infiltração simultânea de milhares de milicianos que massacraram cerca de 1200 pessoas e raptaram outras 250 em colonatos judaicos nos arredores da Faixa de Gaza.

Israel diz que jornalistas da Al Jazeera mortos em Gaza eram “agentes terroristas”

O exército de Israel disse que dois jornalistas da televisão Al Jazeera do Qatar mortos num ataque na Faixa de Gaza eram “agentes terroristas” afiliados no movimento islamita palestiniano Hamas e na Jihad Islâmica.

Hamza al-Dahdouh e Mustafa Thuraya, que trabalharam para vários meios de comunicação internacionais, foram mortos no domingo quando o carro em que viajavam foi alvejado em Rafah, no sul do enclave palestiniano, enquanto trabalhavam para a Aljazeera.

“Antes do ataque, os dois pilotavam drones que representavam uma ameaça iminente às tropas israelitas”, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), em comunicado.

Questionado pela agência de notícias France-Presse sobre o tipo de drones utilizados e a natureza da ameaça, as IDF responderam que iriam examinar este ponto.

Partilhe esta notícia