• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Cabo Verde apresenta revisão da política de investimento em conferência da ONU
Economia

Cabo Verde apresenta revisão da política de investimento em conferência da ONU

Fernando Elísio Freire presidiu esta terça-feira, 4, em representação do Governo de Cabo Verde, à apresentação da revisão da política de investimentos do país, no âmbito da conferência da Organização das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que acontece em Genebra, Suíça.

Esta sessão de alto nível contou com a participação de representantes do governo e do sector privado dos países membros da UNCTAD (França, Japão, Portugal, Arábia Saudita, Espanha e Reino Unido), Banco Europeu de Investimento, parceiros de desenvolvimento e representantes da sociedade.

Por sua vez, o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto fez-se acompanhar de uma delegação que integra, entre outros, a Presidente da Cabo Verde TradeInvest e o Assessor Especial do Primeiro Ministro.

Além de declarações de políticas de altos funcionários do governo e de uma apresentação do secretariado da UNCTAD, as delegações e representantes do setor privado tiveram oportunidade de comentar o relatório, que, antes, foi discutido num workshop na cidade de Santa Maria, em Cabo Verde.

As Revisões de Política de Investimento da UNCTAD (IPRs) pretendem ajudar os países a melhorar suas políticas de investimento com o objectivo de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e familiarizar os governos e o setor privado internacional com o ambiente de investimento.

Trata-se de um instrumento que, para além de analisar o arcabouço legal e regulatório para investimento, também contém uma análise estratégica sobre como utilizar melhor o investimento estrangeiro directo no sector de turismo como uma alavanca para o desenvolvimento sustentável.

No caso de Cabo Verde, a revisão foi iniciada a pedido do Governo e contempla as seguintes actividades, mediante proposta do país: Empreendedorismo, Ligação de negócios, facilitação de negócios, Acordos internacionais de investimentos e Promoção de Investimento.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Teresa Fortes