• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
“Arder a vida inteira”. José Luiz Tavares lança quinta-feira em Portugal novo livro de poesia
Cultura

“Arder a vida inteira”. José Luiz Tavares lança quinta-feira em Portugal novo livro de poesia

“Arder a vida inteira” é o título do novo livro de José Luiz Tavares. “Um livrinho” de fados e canções”, uma tentativa de abordar, de uma “forma quiçá mais ligeira”, certos temas ligados à tradição fadista, ou mais “latamente às canções”.

Com a chancela da editora Abysmo, a obra terá a apresentação de Luís Carlos Patraquim, com leituras de Valério Romão e participação musical da cantora cabo-verdiana Maria Alice.

José Luiz Tavares, 52 anos, vai dar a conhecer ainda este ano, em Outubro, um livro denso, “Instruções para Uso Posterior ao Naufrágio”, meditações éticas e estéticas em verso, que arrecadou o Prémio Vasco Graça Moura, da Imprensa nacional Casa da Moeda, em finais de 2018.

Para 2019, o poeta pretende dar à estampa, pela editora Pedro Cardoso, um grosso volume intitulado “Uma Pedra Contra o Firmamento [Arremessos de um rezinga com o dedo do meio apontado às fuças do mundo].

Esta obra reúne, segundo o poeta, textos de intervenções avulsas, escritos nos últimos anos, as polémicas em que se envolveu com certas figuras “manhentas” da cultura cabo-verdiana, e também as muitas entrevistas dadas aos órgãos de comunicação escritos, e críticas e estudos sobre a obra produzida até agora.

“Há ainda a previsão de edição de um livro de poemas juvenis, “Tás a Atrofiar-me – Poemas para Anjos Travessos”, com ilustrações do belga Alain Corbel, uma co-edição entre a Abysmo e a Pedro Cardoso”, informou.

José Luís Tavares nasceu a 10 de Junho de 1967, no Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde vive há quase três décadas.

Já publicou os livros “Paraíso Apagado por um Trovão” (2003), “Agreste Matéria Mundo” (2004), “Lisbon Blues seguido de Desarmonia” (2008), “Cabotagem&Ressaca” (2008), “Cidade do Mais antigo Nome” (2009), “Coração de lava” (2014), “Contrabando de Cinzas” (2016), “Polaróides de Distintos Naufrágios” (2017) e “Rua Antes do Céu» (2017).

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação