O Presidente da República vai homenagear, na quinta-feira, organizações e individualidades pelo contributo na promoção da igualdade de género, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência nacional, anunciou a presidência.
As distinções serão prestadas na data que assinala também, anualmente, o Dia da Mulher Cabo-verdiana.
José Maria Neves vai entregar a medalha de mérito de primeira classe à Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), à Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (Morabi) e à Associação Cabo-verdiana para a Promoção da Família (Verdefam), reconhecendo o “trabalho abnegado e sustentável na defesa dos direitos das mulheres, na promoção da equidade e no fortalecimento da coesão social”, anunciou.
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) receberá a medalha de mérito de segunda classe pelo “papel crucial no combate à violência de género e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, referiu.
O chefe de Estado vai também condecorar duas individualidades cabo-verdianas – embora a entrega seja feita em data ainda a agendar.
Cristina Duarte, atual subsecretária-geral das Nações Unidas e assessora especial do secretário-geral para os Assuntos Africanos – que já desempenhou as funções de ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde – vai ser agraciada com a Ordem do Dragoeiro, Primeiro Grau.
Igual distinção será entregue a Maria Helena Semedo, antiga diretora-geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
“Ambas as homenageadas personificam o engenho, a determinação e o espírito humanista da mulher cabo-verdiana, elevando o nome de Cabo Verde com rara distinção nos mais exigentes fóruns da governação e da diplomacia internacionais", justificou José Maria Neves.
Comentários