• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Município de São Miguel já tem um espaço para comemorar o centenário de Amílcar Cabral e disseminar o seu pensamento
Em Foco

Município de São Miguel já tem um espaço para comemorar o centenário de Amílcar Cabral e disseminar o seu pensamento

O município de São Miguel recebeu hoje o Projecto "Iniciativa Casa Amílcar Cabral" que tem como intuito comemorar o centenário de Amílcar Cabral, mas também disseminar o seu pensamento no seio dos micaelenses.

Esta iniciativa partiu de uma filha do município, Carla Carvalho, que contou também com o apoio de vários outros munícipes e a Fundação Amílcar Cabral, um local que vai permitir os jovens, estudantes, crianças e toda a comunidade conhecer mais a fundo quem foi Amílcar Cabral e a sua contribuição para se ter hoje um Cabo Verde livre e independente.

A mentora, que também é deputada nacional, evidenciou que o local, também vai ter acesso à Internet e vai funcionar todos os dias de segunda a sábado, até o mês de Dezembro de 2024, pensando também num local para facilitar os alunos que muitas vezes moram longe e fazem Educação Física no período contrário das aulas, em vez de ficarem na rua sem rumo podem dirigir ao local para conhecer a história, mas também para pesquisas e estudo.

Inicialmente, contou que vai estar no local uma exposição sobre vida e obra de Amílcar Cabral, mas depois vão ter pequenas mentorias, palestras e visitas, direccionadas aos estudantes para conhecerem Cabral, não só enquanto combatente, mas enquanto político, enquanto, humanista, filósofo, agrónomo e poeta, reforçando que é preciso conhecer todas as outras facetas do herói.

“Esse é o grande objectivo, mas também porque sabemos que o parlamento, no caso o grupo parlamentar do MpD rejeitou que o país comemorasse ao mais alto nível o Centenário de Cabral e eu decidi dar a minha contribuição enquanto deputada”, explicou a deputada do PAICV.

Por seu turno, a professora e também participante nesta iniciativa, Edna Barros, começou por agradecer pelos apoios para que esta iniciativa fosse hoje realidade, sublinhando que é algo inovador.

“Trazer a ‘Casa Amílcar Cabral para São Miguel’ é uma oportunidade, tanto nós como professores, toda a comunidade educativa, e a todos os micaelenses de interagirmos com a história de Amílcar Cabral e ver até que ponto Cabral teve uma luta profunda, reflexiva e crítica para a independência da Guiné e Cabo Verde”, disse, reforçando que é uma oportunidade de a comunidade conhecer e divulgar esta história para outras gerações.

Neste sentido, deixou um apelo para a preservação do espaço, mas também para visitarem e divulgar o local o máximo, de modo a tirar proveito dos recursos colocados à disposição dos micaelenses e que está também aberto a todos que quiserem visitar o local.

A aluna do 9º ano, Edna Oliveira, viu nesta casa uma “fonte para enriquecer os conhecimentos sobre Amílcar Cabral e a história da independência de Cabo Verde”, aconselhando a todos e principalmente a camada estudantil para visitar o local e assim beber desta história.

Partilhe esta notícia