A investigadora e escritora cabo-verdiana Neusa Correia Lopes está na República Dominicana a apresentar o seu mais recente livro “Inteligência Artificial: O impacto do estado emocional no síndrome de coração partido”. O convite partiu da reitora do Instituto Tecnológico das Américas (ITLA), onde a autora deu palestras sobre inteligência artificial e o seu impacto na educação e mundo laboral.
Uma série de encontros e conversas marcaram a agenda de trabalhos da escritora cabo-verdiana durante a semana passada em Santo Domingo, com o ponto alto a ser a apresentação da obra intitulada : “Inteligência Artificial: O impacto do estado emocional no síndrome de coração partido”, livro, editado pela Hemingway Publisher’s e que contou a com colaboração da conceituada especialista chinesa Qiao Qing Zhong, e que está disponível na loja online da Amazon em três formatos, capa dura, versão leve em brochura e e-book, para ler no Kindle.
A apresentação aconteceu no Instituto Tecnológico das Américas (ITLA), em Santo Domingo, a partir de um convite formulado pela sua reitora, Lisbett Jaquez. Além do livro em si, Neusa Lopes teve oportunidade de conversar com os alunos do instituto sobre o impacto da inteligência artificial nos seres humanos, especial na na educação e no trabalho, palestra essa que contou com a participação do professor Jorge Taveras, especialista em inteligência artificial, e do engenheiro Francisco Gennao.
Antes, a escritora havia visitado a Biblioteca Nacional em Santo Domingo onde entregou um exemplar do seu mais recente livro para consulta. A propósito, a obra também foi colocada na biblioteca do ITLA. Neusa Lopes deu ainda entrevistas para rádios e tvs da República Dominicana.
O livro de Neusa Lopes tem como pano de fundo os efeitos das novas tecnologias no dia dia e na saúde dos seres humanos. A autora incide a sua investigação na correlação entre a utilização da inteligência artificial nos seus vários domínios e as determinadas doenças do coração, o que se convencionou chamar de síndrome do coração partido, onde despontam por exemplo a depressão e a ansiedade no mundo pós-moderno.
Tal como nos seus três anteriores ensaios, Neusa Lopes chama a atenção para o estado emocional na saúde: antes afectada pela pandemia e agora, como retrata no livro, com a ascensão da inteligência artificial que ameaça empregos, altera o modo como as pessoas se relacionam e aumenta a ansiedade porquanto cria certa dependência, que podem levar a frustrações e depressões.
Para esta obra, Neusa Lopes contou com colaboração da conceituada especialista chinesa Qiao Qing Zhong, actualmente a residir nos EUA, que trouxe elementos científicos ao trabalho.
O livro, de 120 páginas e escrito em inglês, tem chancela da editora estadunidense Hemingway Publisher's. Está à venda na Amazon desde 27 de Março, em formato capa dura, brochura e e-book (kindle). A versão portuguesa estará nas bancas e livrarias físicas e online ainda este ano, prevendo-se um lançamento oficial em Portugal e Cabo Verde.
Comentários