Vivo Energy e Engen Holdings acordam transação de acções
Economia

Vivo Energy e Engen Holdings acordam transação de acções

A rede de estações de serviço do retalho da Vivo Energy deverá expandir-se de 15 para 24 países em África, adicionando mais de 300 estações de serviço.

A Vivo Energy Holding B. V. (Vivo Energy) chegou hoje a acordo para uma transação de acções com a Engen Holdings (Pty) Limited (Engen Holdings), uma subsidiária que pertencente 100% à Engen Limited, com relação à compra de acções na Engen International Holdings (Mauritius) Limited (Engen International Holdings), pela troca de uma participação na Vivo Energy, com uma possível transferência de valores. Esta transação está sujeita a aprovação das autoridades.

Após a conclusão desta transação, nove novos países e mais de 300 estações de serviço da marca Engen serão adicionados à rede da Vivo Energy, contribuindo para que a Vivo Energy venha a estar presente em mais de 2 mil e100 estações de serviço, através de 24 mercados africanos.

Os novos mercados incluídos na transação são República Democrática do Congo, Zimbábue, Reunião, Zâmbia, Gabão, Ruanda, Moçambique, Tanzânia e Malawi. As operações da Engen no Quénia (onde a Vivo Energy já opera) também fazem parte desta transação.

A Engen Holdings (Pty) Ltd manterá os seus interesses na Engen Petroleum Limited (o negócio e a refinaria em África do Sul) e os negócios da Engen em Maurícias, Botsuana, Gana, Namíbia, Suazilândia e Lesoto, que não fazem parte desta transação.

A propósito desta transação, Christian Chammas, CEO da Vivo Energy disse: “Nos nossos primeiros seis anos os nossos accionistas investiram para fazer crescer a Vivo Energy, aumentando a nossa rede de estações de serviço de mil e 300 para cerca de mil e 800 e adicionando à rede de retalho mais de 400 lojas de conveniência, entre novas e remodeladas, e restaurantes com ofertas de serviços rápidos. Estou muito satisfeito com o acordo de hoje com a Engen que, sujeito a aprovação das autoridades, adicionará um número de novos mercados Africanos ao nosso negócio, de modo a podermos oferecer produtos e serviços de alta qualidade a um significante número de mais clientes.”

Yusa Hassan, Managing Director e CEO da Engen comentou: “A Engen está entusiasmada por entrar neste compromisso estratégico com a Vivo Energy, que está claramente alinhado com a nossa aspiração de crescimento em África. Procuraremos desenvolver os nossos pontos fortes desta colaboração, para o benefício dos nossos clientes em todo o continente.”

Atualmente com mais de mil e 800 estações de serviços distribuídos através de 15 mercados africanos, a Vivo Energy fornece, distribui, comercializa e abastece combustíveis e lubrificantes da marca Shell a clientes do retalho e comerciais através do continente.

A Vivo Energy é detida, em conjunto, pela Vitol, companhia de energia e matérias-primas e pela Helios Investment Partners, sociedade de investimentos privados especializada no mercado Africano.

Ian Taylor, Chairman e CEO da Vitol disse: “África é uma parte muito importante do nosso negócio e estamos comprometidos em continuar a investir em todo o continente. Estamos satisfeitos por estar a construir esta parceria com a Engen que irá adicionar 300 estações de serviços da Engen à crescente pegada de expansão da Vivo Energy.”

Tope Lawani, co-fundador e Managing Partner da Helios Investment Partners, disse: “Esta
transação sublinha o nosso comprometimento com o crescimento da Vivo Energy. Ela vai de encontro com a nossa estratégia de investimentos em desenvolver empresas líderes dos mercados onde operam e geograficamente diversificados através de África.”

Chammas ainda disse: “Engen é uma marca forte e muito respeitada, e complementa o nosso negócio. Uma vez concluída a transação, esperamos receber a equipa da Engen na Vivo Energy e trabalhar juntos para fazer crescer o nosso negócio. A nossa visão é de tornar -nos na companhia de energia mais respeitada em África. O anúncio de hoje permite-nos dar mais um passo em direcção a este objectivo”.

Com a visão de se tornar na companhia de energia mais respeitada em África, a Vivo Energy, empresa que distribui e comercializa combustíveis e lubrificantes da marca Shell, foi fundada em 2011.

A Vivo Energy opera e comercializa os seus produtos em países através do Norte, Oeste, Este e Sul de África. O Grupo tem uma rede de mais de 1,800 estações de serviço em 15 países e exporta lubrificantes para outros países Africanos. As suas ofertas no retalho incluem combustíveis, lubrificantes, serviços de cartão, lojas e outros serviços (como a mudança de óleos e lavagem de viaturas). Às empresas e clientes comerciais fornece combustíveis, lubrificantes e gás de petróleo liquefeito (GPL) em vários sectores como a marinha, minas e fabricação. O Jet para aviões é vendido aos nossos clientes em 23 aeroportos através de uma parceria com a Vitol Aviation.

A companhia emprega cerca de 2 mil e 360 pessoas, opera em mais de mil e 800 estações de serviço do retalho sob a marca Shell e tem acesso a uma capacidade de armazenagem de combustível de aproximadamente 900 mil metros cúbicos.

A Shell and Vivo Lubricants possui uma capacidade de mistura de cerca de 124,000 toneladas métricas em instalações existentes em seis países (Costa do Marfim, Gana, Guiné, Quénia, Marrocos e Tunísia), que produzem lubrificantes da marca Shell.

Engen é uma companhia petrolífera que se focaliza no mercado downstream de produtos petrolíferos e negócios derivados, que está presente através da África sub-Saariana e nas Ilhas do Oceano Índico. As principais funções da Companhia são a refinação do petróleo bruto, a comercialização dos produtos primários refinados do petróleo e a prestação dos serviços de conveniência através de uma extensa rede de retalho.

A Engen é membro do Grupo PETRONAS.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.