Preços dos produtos importados aumentaram 2,1% em Julho
Economia

Preços dos produtos importados aumentaram 2,1% em Julho

Os preços dos produtos importados aumentaram 2,1% em Julho de 2023, valor superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Índice de Preços do Comércio Externo, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,6% em Julho de 2023, valor inferior em 0,1 p.p. face ao registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -2,7%, indica o INE, teve uma diminuição de 1,2 p.p. face ao valor registado no mês anterior.

A mesma fonte explicou ainda que em Julho de 2023, o índice de preços da importação situou-se em 137,9, tendo registado um acréscimo de 2,1% relativamente ao mês anterior.

Os índices subjacente e volátil na importação também registaram acréscimos de 2,2% e 1,9% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

O aumento dos preços ocorreu nas categorias de grupos bens de consumo (1,7%) provocado pela subida dos preços de produtos alimentares primários (2,8%); bens intermédios (4,1%), sendo que, segundo o INE, o aumento dos preços se explica com a subida dos preços de produtos transformados para a construção (6,9%).

Os bens de capital aumentaram (0,6%) e a subida deve-se ao aumento dos preços de máquinas (0,9%); e combustíveis aumentou (1,9%) sendo o aumento provocado com a subida da única subcategoria, denominada combustíveis (1,9%).

Os dados do INE referem ainda que em termos homólogos os índices de preço da importação aumentaram 17,4% relativamente ao mês de Julho de 2022, sendo que os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 18,0% e 15,6%, respetivamente.

Já o índice de preços da exportação no mês de Julho de 2023, situou-se em 114,4, correspondendo a um decréscimo de 0,6% face ao mês anterior, o que a nível de índices subjacente e volátil registam decréscimos de 0,6% e 0,7% respectivamente, face ao registado no mês anterior.

“Em termos homólogos, em Julho de 2023, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 7,7%. Comparativamente ao mês de julho de 2022, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 6,3% e 12,0%, respetivamente”, lê-se no comunicado do INE.

A mesma fonte explica ainda que o Índices de Termos de Troca (ITT) no mês de Julho de 2023, situou-se em 83,0, registando-se uma diminuição de 2,7%, comparativamente ao mês anterior, tendo em termos homólogos fixado em -8,2%.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.