A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Turístico (IPT) no quarto trimestre de 2024 foi de 2,6 %, resultado superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, informou hoje o INE.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação trimestral observada no quarto trimestre de 2024 foi de 3,2 por cento (%), superior em 0,1 p.p. ao valor registado no trimestre anterior, que apresentou uma variação de 3,1%, reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.
No quarto trimestre de 2023, de acordo com o INE, esta variação tinha sido positiva e relativamente intensa (3,0%), situando-se 0,2 p.p. abaixo da actual.
Os dados confirmam também que a classe dos hotéis, cafés e restaurantes apresentou uma variação homóloga de 2,7 %, correspondendo a um aumento de 0,3 p.p. relativamente ao trimestre anterior.
Já na componente do alojamento e restauração nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago registaram-se aumentos dos preços de 8,2 %, 5,4 % e 1,2 %, respectivamente, enquanto que na ilha da Boa Vista registou-se uma diminuição de -1,1 %.
Conforme a mesma fonte, as classes de aluguer de viaturas registaram uma diminuição de 5,4 % e as de serviços de entretenimento e cultura não registaram qualquer alteração nos respectivos preços, relativamente ao trimestre anterior.
“Nota-se que os preços relativos aos restaurantes registaram um aumento de 0,3 %, relativamente ao quarto trimestre de 2024, e nas actividades de cafés, bares e similares, o aumento de preços registado foi de 7,3 %”, lê-se na nota do INE.
Relativamente à actividade de alojamento, os preços dos serviços nos aldeamentos turísticos, hotéis e pensões registaram aumentos de 19,1 %, 2,4 % e 1,7 %, respectivamente, enquanto que as residenciais e os hotéis apartamentos registaram diminuição de 0,1 % e 0,5 %, as pousadas registaram variações nulas.
A taxa de variação no trimestre em análise foi de 3,2 %, superior em 0,1 p.p. à registada no trimestre anterior, em que se situou em 3,1 %. No mesmo trimestre do ano anterior, verificou-se uma variação em cadeia (trimestral) de 3,0 %, refere o INE.
“A ilha da Boa Vista foi a que registou aumentos mais significativos (1,4 %), seguida do Sal, com 1,1 %. O movimento do IPT total é determinado pela classe dos hotéis, restaurantes, cafés, bares e similares, que registaram uma variação de preços médios de 1,2 % face ao ano anterior”, sublinha o INE.
O índice de preços turísticos (IPT) é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo, dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo dos turistas.
O IPT não é, desta forma, um indicador do nível de preços registado entre períodos diferentes, mas antes, um indicador da sua variação.
Comentários