“Um diálogo entre o país e a diáspora”, é o lema do primeiro Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos (CIQCV), que irá acontecer de 21 a 23 de Maio, na Praia com o alto patrocínio da Presidência da República.
Segundo avançou a presidente da comissão organizadora do CIQCV, Maria Silva, o encontro vai contar com a participação de 500 pessoas, sendo que 250 são quadros da diáspora provenientes de 25 países.
Maria Silva, que falava à imprensa durante a mesa redonda internacional de preparação do evento, que decorreu na Cidade Velha, disse que o foco será a emigração do sul do Sahara de modo a criar canal de solidariedade e envolver países como Senegal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola.
Explicou que o congresso visa reunir quadros cabo-verdianos residentes na diáspora para colocarem à disposição de Cabo Verde os seus conhecimentos e os resultados da integração, que, segundo a mesma, grande parte dessa diáspora está muito bem integrada e com sucessos em vários domínios.
Acrescentou que o programa está ligado ao sector da educação, ciência e tecnologia, mas haverá também conferências sectoriais de grande interesse e ligados ao respeito à mulher, política de género educação ciência e tecnologia e um fórum sobre o estatuto do emigrante.
“Estamos a trabalhar com os nossos pontos focais, temos representantes da nossa organização em vários países, pedimos o apoio da embaixada no sentido de nos ajudar na identificação dos quadros porque não são bem visíveis e queremos chegar sobretudo naqueles que não são visíveis e fazer o possível para se aproximarem do país, dar o seu contributo em prol do desenvolvimento de Cabo Verde”, apontou.
O encontro de três dias irá acontecer na Assembleia Nacional e será estendido às universidades como forma de fazer com que os quadros residentes no país e na diáspora possam ser protagonistas deste evento.
Durante a mesa redonda, será feita a apresentação dos termos de referência sobre o processo de organização do congresso e a plataforma integrada para o mapeamento dos quadros cabo-verdianos no mundo.
O Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos está orçado em 200 mil euros, (aproximadamente 20 mil contos).
Com Inforpress
Comentários