Comunidade cabo-verdiana nos EUA organiza simpósio sobre Cabral para assinalar 47 anos da independência nacional
Diáspora

Comunidade cabo-verdiana nos EUA organiza simpósio sobre Cabral para assinalar 47 anos da independência nacional

Cabral Ka Mori  — The Cultural Resistance, (A Resistência Cultural) é tema de um symposium internacional que acontece nos dias 2 e 3 de julho, em Pawtucket e East Providence, em Rhode Island nos Estados Unidos da América.  Com propósito de valorizar a identidade cultural africana bem como enaltecer o calibre de Cabral quer como estratega político militar, quer como um dos maiores intelectuais Pan -Africanistas do século XX fazem parte dos objetivos dos organizadores do evento.    

Organizado pela Cape Verdean American Community Development (CACD) em parceria com The Cape Verdean Museum o colóquio visa por um lado marcar as comemorações dos 47 anos da independência nacional, por outro analisar e discutir como a cultura foi a "arma secreta" que pai da nação cabo-verdiana e da Guiné usou contra o colonialismo português.        

A abertura do fórum será presidida via zoom pelo presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, e tem como oradores, Dr. Richard Lobban,  Dr. Abel Djassi Amado, Dr. Ângela Coutinho e Dr. Manuel Veiga. Uma mensagem áudio e um vídeo  apresentadas pelas duas filhas de Amílcar Cabral, Iva e Ndira Cabral, serão exibidas durante o evento que terá ainda uma forte presença cultural através da nossa música, dança, poesia e a nossa rica culinária.

Assim sendo, o Cabral Ka Mori - the Cultural Resistance é o ponto mais alto das festividades dos 47 anos da independência nacional de Cabo Verde, nas terras do tio Sam.

Quer participar via zoom? Basta um click no link: https://cacd.nationbuilder.com/cabral_ka_mori_2022

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.