O Clube Sportivo Mindelense, a comemorar este ano o centenário da sua fundação, conquistou este sábado o 22º título de campeão de Cabo Verde, em futebol, ao derrotar o Oásis do Sal por 3-1, na final.
O jogo foi disputado no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal. O avançado Papalelé foi o herói da partida ao marcar dois golos e estragou a festa de Katxupa que abriu o marcador logo no inicio da segunda parte.
Numa partida muito táctica, imperou, nos primeiros 15 minutos, o respeito mútuo, com o primeiro lance de real perigo a acontecer num livre de Maniche, que levou o guarda-redes Piduca, do Mindelense, a fazer uma excelente defesa.
A partir do minuto 28, a equipa de Rui Alberto Leite tomou conta da partida e Papalelé, por duas vezes, acompanhado Pibip, perderem chances flagrantes de inaugurar o marcador.
A primeira parte terminou com a lesão de Kakoia que deu lugar Katxupa, que levou o Oásis a sonhar com o título inédito, mas apareceu Pibip para empatar e abrir o caminho para Papalelé escrever a história desta conquista centenária.
Durante o jogo, destaque ainda para a festa protagonizada pelos adeptos nas bancadas do Estádio Marcelo Leitão que foi um palco digno para a final do campeonato de Cabo Verde.
Na cerimónia de entrega de troféus o técnico Rui Alberto Leite recebeu a distinção de melhor treinador da prova, Keven do Celtic foi distinguido como melhor guarda-redes. Patchik, sem surpresa, arrecadou o prémio de melhor marcador, com oito golos, e a taça fay-play foi para o Oasis, formação vice-campeã.
O avançado Papalelé , autor de dois golos na final, foi eleito melhor jogador do campeonato de Cabo Verde 2018/2019.
O capitão Toy Adão recebeu das mãos do Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, a Taça de Campeão de Cabo Verde, o quarto conseguido em sete finais.
Esta foi a 56ª edição do campeonato de Cabo Verde, com as equipas de Santiago Sul e de São Vicente a ganharem juntas 50 provas, sendo que agora 28 vão para São Vicente e 22 para Santiago Sul.
As outras seis edições foram conquistadas por equipas das regiões desportivas do Fogo e Maio, com uma cada, e Sal e Boavista, com dois campeões cada, sendo que o último a intrometer-se entre São Vicente e Santiago Sul foi o Sal-Rei da Boavista, em 2004.
Ficha o Jogo:
Final do campeonato de Cabo Verde
Estádio Marcelo Leitão – Ilha do Sal
Equipa da Arbitragem: Ivaldir Silva ( Aŕbitro central), Bruno Vaz e Estevão da Rosa (Auxiliares)
Quarto árbitro: Luís Barbosa
Oásis: Tchick (Guarde-redes), Kayoka, Geja, Sylla (Cap), Tatus, Wilker, Levidson, Maniche, Kiki, Tonas e Rody.
Suplentes: Marlon (Guarda-redes), Ivinha, Diwara, Boy, Anilton , Katchupa, Leo.
Treinador: Lúcio Antunes
Mindelense: Piduca (Guarda-redes), Yuran, Bomba, Toy Adão (cap), Guga, Calú, Metcha, Duck, Papalele e Pibib
Suplentes: Pelode (Guarda-redes), Lela, Larry, Lizander, Tuba, Ary, Fredson.
Treinador: Rui Alberto Leite
Com Inforpress
Comentários