A ilha do Sal sagrou-se domingo, 30, no Mindelo, tri-campeã das Olimpíadas dos Jogos Escolares com 23 medalhas no total, dos quais 11 de ouro, nove de prata e três de bronze.
Um feito que deixou “muito satisfeito” o chefe de missão, Júlio Nagana, que falava à imprensa no acto de encerramento do evento, na Praça Dom Luís, centro da cidade do Mindelo.
Segundo a mesma fonte, a caravana já tinha planeado este objectivo de ser campeão, para o qual tem “trabalhado duramente” todo este tempo.
“A primeira coisa é respeitar o adversário no espaço de competição. São três edições das olimpíadas e o Sal é tri-campeão”, ressaltou Júlio Nagana, o que significa, anotou, “um trabalho de equipa”.
O chefe da missão salense aproveitou para agradecer à ilha de São Vicente por toda a organização e luta para que a festa terminasse com todos a ganhar, tal como o lema das olimpíadas.
A ilha do Sal participou com uma caravana de 98 pessoas, entre estes mais de 70 alunos e ainda professores e outros elementos da equipa.
De parte de alunos-atletas, participantes das ilhas de São Vicente, Santiago e Brava confirmaram ter sido uma “grande evento” tanto a nível desportivo, como de convivência.
A cerimónia de encerramento entrou pela noite dentro com as finais da modalidade de basquete 3X3, em feminino e masculino, entrega dos diferentes troféus e ainda animação cultural.
O recinto, propositadamente preparado para acolher o evento, esteve abarrotado com um público maioritariamente composto de jovens e adolescentes, que apoiavam as diferentes equipas.
Durante esta semana, de 24 a 30, disputaram-se modalidades como andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado e basquete 3x3 nas categorias masculino e feminino, em recintos como Estádio Adérito, Polidesportivo de Oeiras, Escola Salesiana e praia da Laginha.
Comentários