A Universidade Sénior de Cabo Verde (Uni-Sénior) organiza a partir este sábado, 06, tarde cultural para assinalar 49 aniversário da independência nacional e o centenário de Amílcar Cabral.
Em declarações à Inforpress, a presidente da Uni-Sénior, Crispina Rodrigues, explicou que esta actividade visa chamar atenção sobretudo dos jovens sobre a independência de Cabo Verde.
O momento, segundo esta responsável, serve para reflectir juntamente com os seniores sobre a independência e o caminho percorrido até agora.
"Na nossa Universidade há pessoas que fizeram uma jornada para a construção deste país, logo pensamos contribuir com esta actividade para reflectirmos juntos para o desenvolvimento deste país", frisou.
Para a presidente da Uni-Sénior a independência foi um dos "maiores ganhos" para Cabo Verde, porque, segundo explicou, diante de muitas dificuldades que Cabo Verde tinha enfrentado antes, pode-se dizer que valeu a pena o país ter feito este percurso.
"Nem tudo são rosas porque ainda temos muito caminho pela frente. Espero que a geração de hoje saiba que é uma luta pela frente", observou.
Acrescentou ainda que a independência é uma "grande conquista" do povo cabo-verdiano, ressaltando que é preciso trabalhar cada vez mais para tornar este país ainda melhor.
Relativamente ao centenário de Amílcar Cabral, Crispina Rodriguez considerou que a independência de Cabo Verde está interligada a Amílcar Cabral, ou seja, que a independência só existiu por causa da luta de Amílcar Cabral.
Consta ainda na programação das actividades para comemoração da independência uma conversa aberta sobre a independência destinada aos jovens e aos seniores, uma marcha pela paz e uma feira de saúde.
Comentários