Universidade Sénior organiza tarde cultural para comemorar o dia da independência
Cultura

Universidade Sénior organiza tarde cultural para comemorar o dia da independência

A Universidade Sénior de Cabo Verde (Uni-Sénior) organiza a partir este sábado, 06, tarde cultural para assinalar 49 aniversário da independência nacional e o centenário de Amílcar Cabral.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Uni-Sénior, Crispina Rodrigues, explicou que esta actividade visa chamar atenção sobretudo dos jovens sobre a independência de Cabo Verde.

O momento, segundo esta responsável, serve para reflectir juntamente com os seniores sobre a independência e o caminho percorrido até agora.

"Na nossa Universidade há pessoas que fizeram uma jornada para a construção deste país, logo pensamos contribuir com esta actividade para reflectirmos juntos para o desenvolvimento deste país", frisou.

Para a presidente da Uni-Sénior a independência foi um dos "maiores ganhos" para Cabo Verde, porque, segundo explicou, diante de muitas dificuldades que Cabo Verde tinha enfrentado antes, pode-se dizer que valeu a pena o país ter feito este percurso.

"Nem tudo são rosas porque ainda temos muito caminho pela frente. Espero que a geração de hoje saiba que é uma luta pela frente", observou.

Acrescentou ainda que a independência é uma "grande conquista" do povo cabo-verdiano, ressaltando que é preciso trabalhar cada vez mais para tornar este país ainda melhor.

Relativamente ao centenário de Amílcar Cabral, Crispina Rodriguez considerou que a independência de Cabo Verde está interligada a Amílcar Cabral, ou seja, que a independência só existiu por causa da luta de Amílcar Cabral.

Consta ainda na programação das actividades para comemoração da independência uma conversa aberta sobre a independência destinada aos jovens e aos seniores, uma marcha pela paz e uma feira de saúde.

Partilhe esta notícia

Comentar

Inicie sessão ou registe-se para comentar.

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!