Luxemburgo: Mayra Andrade é a voz de Cabo Verde no Festival Atlântico
Cultura

Luxemburgo: Mayra Andrade é a voz de Cabo Verde no Festival Atlântico

Mayra Andrade, acompanhada pelo guitarrista Djodje Almeida, sobe ao palco da Philharmonie dia 11, no último dia do Festival Atlântico, que começa no próximo fim-de-semana e já vai na sua nona edição.

O Festival Atlântico, que leva ao palco, entre 04 e 11 de outubro, a diversidade musical do mundo lusófono, acontece na Philharmonie, também conhecida oficialmente como Grande-Duchesse Joséphine-Charlotte Concert Hall, uma sala de concertos localizada no bairro de Kirchberg na cidade de Luxemburgo.

O grande destaque da última noite será a voz inconfundível de Mayra Andrade, acompanhada por Djodje Almeida na guitarra, antecedida pela também cabo-verdiana Carmen Souza.

Celebração e divulgação da música lusófona

Este ano, o lema do festival não muda. “Desde sempre, optamos por não ter temas específicos todos os anos. O tema do festival é a celebração e divulgação da música lusófona para o público do Luxemburgo. Esse lema não mudou, a razão de ser do festival é a mesma”, assegura Francisco Sassetti, programador da Philharmonie.

O festival apresenta uma programação que cruza gerações e estilos: do fado reinventado de Gisela João à energia provocadora de Bia Ferreira, passando pela frescura da nova cena brasileira com Leo Middea e o encontro de jazz e ritmos luxemburgueses e portugueses com Greg Lamy e Nelson Cascais.

A abertura do festival é antecedida de uma homenagem a Carlos Paredes, ícone da guitarra portuguesa, numa sessão de entrada livre que acontece nesta quinta-feira, 02.

“É um concerto de pré-abertura, como temos feito sempre com o Centro Cultural Português-Camões, é uma parceria que acontece desde a segunda edição. É um bom momento para ir ao encontro da comunidade portuguesa”, sublinha Francisco Sassetti.

Paralelamente, o festival dedica espaço às famílias, com espetáculos e workshops para crianças de várias idades e línguas, além de ‘jam sessions’ abertas ao público.

Entre grande diversidade artistas e de géneros musicais do mundo lusófono, para além de Mayra Andrade, Jorge Almeida e Carmen Souza, é de destacar no último dia do festival o cantor e compositor brasileiro Leo Middea e Bia Ferreira, “uma das vozes mais relevantes do Brasil nos dias de hoje”, diz Sassetti.

C/Contacto

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.