“Novas vozes, novos caminhos” - Semana da República arranca dia 13
Política

“Novas vozes, novos caminhos” - Semana da República arranca dia 13

A XV Semana da República arranca no Dia da Liberdade e da Democracia, com uma mensagem plural e de esperança no futuro. Organizada pela Presidência da República, a semana prolonga-se até dia 22, com foco nas novas gerações de cabo-verdianos que trazem outras visões, linguagens e expectativas sobre a cidadania, a participação cívica e o papel do país no mundo.

A Presidência da República promove, de 13 a 22 de janeiro, a XV Semana da República, sob o lema “Cabo Verde: novas vozes, novos caminhos”, num “tributo à vitalidade da democracia cabo-verdiana e à força transformadora da juventude”, no ano em que se comemoram os 35 anos da instauração da democracia representativa.

O foco da semana é centrado nas novas gerações (a chamada “Geração Z”) de cabo-verdianos que “trazem outras visões, linguagens e expectativas sobre a cidadania, a participação cívica e o papel do país no mundo”, sublinha a Presidência da República, para quem o lema reflete a convicção pessoal do presidente da República de que “o futuro de Cabo Verde depende da capacidade coletiva de ouvir, integrar e valorizar as novas vozes, abrindo caminhos para uma sociedade mais inclusiva, inovadora e solidária”.

Semana decorre entre a Praia e Mindelo

Com uma diversificada programação, entre as cidades da Praia e do Mindelo, a XV Semana da República inicia com a habitual comunicação ao país a partir da Assembleia Nacional, que assinala a efeméride de 13 de janeiro com uma sessão solene, durante a manhã, que celebra os 35 anos da Liberdade e da Democracia. De tarde, o Palácio do Platô acolhe a iniciativa “Portas Abertas”, num momento singular de aproximação e partilha entre o presidente da República e os cidadãos.

No dia seguinte, 14, o Liceu Ludgero Lima, em São Vicente, acolhe uma aula magna subordinada ao tema “Constituição e Direitos de Participação”, um momento de reafirmação do compromisso de José Maria Neves com a educação cívica e o conhecimento da carta-magna cabo-verdiana.

Ainda no Mindelo, dia 15 acontece, durante a manhã, o Encontro/Debate com jovens que propõe um diálogo franco sobre “Geração Z e o futuro de Cabo Verde”, seguido, à tarde, da apresentação do volume IV da obra “No Ofício do Bem Comum” de José Maria Neves, uma compilação dos principais discursos e mensagens do chefe de Estado no ano de 2025.

A 16 de janeiro, a Semana da República retoma a programação na cidade da Praia com nova apresentação da mesma obra.

Educar e inspirar as novas gerações para uma cidadania ativa e consciente

Na capital do país, a Conferência “Geração Z e Educação para a Cidadania”, agendada para o dia 21, convida à “partilha de ideias sobre como educar e inspirar as novas gerações para uma cidadania ativa e consciente”, encerrando a semana no dia seguinte com a apresentação do Fac-símile “Quando Nasce a República”, um gesto simbólico de preservação da memória, com a compilação de documentos, discursos e acordos, da luta anticolonial à Independência Nacional. A edição histórica é uma iniciativa do Presidente da República, no quadro do Cinquentenário da Independência Nacional.

A XV Semana da República “reafirma a missão do presidente da República em promover o debate plural, o pensamento crítico e a escuta ativa da sociedade”, sendo que “Novas vozes, novos caminhos” não é apenas um lema. É “uma chamada à ação para que Cabo Verde continue a renovar-se com base nos valores da liberdade, da justiça e da responsabilidade”, sublinha a Presidência da República.

Fonte: Presidência da República

Foto: DR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.