O filme ‘Hanami’, a primeira longa metragem da cabo-verdiana Denise Fernandes, rodada na ilha do Fogo, foi distinguido, este fim-de-semana, na Suécia, com o prémio Ingmar Bergman no Festival de Cinema de Gotemburgo.
De acordo com a organização, com oito candidatos na disputa, o prémio internacional que ‘Hanami’ conseguiu na 48ª edição do festival sueco é destinado a primeiras obras, reconhecendo o talento emergente e a inovação narrativa no cinema mundial.
Em Novembro, a longa metragem da cabo-verdiana Denise Fernandes, ganhou em Nantes (França) o prémio principal “Montgolfière d’Or” (Balão de Ouro) do Festival dos Três Continentes.
‘Hanami’ tem como palco a ilha do Fogo e as trajectórias dos que saem, ficam ou voltam ao território, contando a história de uma família da ilha vulcânica de onde todos querem partir, mas onde Nana, uma jovem que cresce na ilha, aprendeu a ficar.
A realizadora Denise Fernandes, também já tinha conquistado um prémio com esta longa metragem no festival suíço de Locarno, para melhor cineasta emergente, é filha de pais cabo-verdianos, nasceu em Lisboa e cresceu no sul da Suíça.
Em 2011 graduou-se em Realização e Produção Cinematográfica no Conservatório Internacional de Ciências Audiovisuais (CISA), em Lugano (Suíça), e, no mesmo ano, a sua curta metragem “Una Notte” foi apresentada na 64.ª edição do Festival de Locrano.
Comentários