A directora clínica do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, Nair Santos, disse hoje que seis dos oito feridos no acidente em Chã de Marinha já tiveram alta e que dois encontram-se internados em situação estável.
“Deram entrada, no final da tarde de ontem oito acidentados. Quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Seis já tiveram alta, porque foram feridos ligeiros. Duas raparigas permanecem internadas e estão estáveis. Uma foi submetida à cirurgia ontem, mas está nos cuidados e a outra está no serviço de cirurgia,” afirmou Nair Santos para quem, sete deram entrada às 19:00 no hospital e posteriormente outro ferido
Segundo a directora clínica uma dessas jovens, que permanece internada, sofreu um traumatismo craniano e foi submetida a uma Tomografia Axial Computadorizada (TAC) e depois levada ao bloco operatório, mas está estável e com lesões maxilofacial.
Quanto ao número de óbitos, a mesma fonte disse que todas as mortes ocorreram no local do acidente e que não houve nenhuma morte no hospital.
A directora clínica revelou que casos de feridos de acidente tem engrossado as urgências, sobretudo no período de Natal até ao Carnaval ou em épocas de festividades.
Pelo que apelou a “mais prudência e a não uso de álcool” por parte dos jovens, salientando que, além de acidentes, o início do consumo precoce do álcool tem causado doenças mais cedo na camada juvenil, como cirrose hepática, hipertensão e diabetes.
Também pediu uma maior responsabilidade dos pais e familiares para que possam exercer maior autoridade nos filhos e considerou que é preciso uma união de instituições, como os ministérios da Saúde, Educação e outras, para “trabalhar fortemente na educação de zero álcool e zero droga”.
Segundo Nair Santos, além deste acidente deu entrada no hospital outra vítima que foi atropelada por uma moto na zona de Pedra Rolada. A paciente está estável, mas permanece em observação pelo mínimo de 48 horas.
Em declarações à imprensa e sem gravação, o comissário da Polícia Nacional (PN), Elvis Leite, disse que na viatura acidentada estavam 12 ocupantes, com idades compreendidas entre os 15 aos 20 anos, todos naturais de São Vicente.
Três jovens morreram no local, dos quais um de sexo feminino de 17 anos, outro também do sexo feminino de 15 anos e o terceiro do sexo masculino com 15 anos.
Conforme o responsável, o condutor de 19 anos, que foi detido pela polícia, tinha habilitação para conduzir.
No entanto, Elvis Leite disse que os testes revelaram que o condutor não estava alcoolizado e que as causas do acidente deverão ser investigadas pela Polícia Judiciária.
Comentários