• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Do elogio ao absurdo
Colunista

Do elogio ao absurdo

Com o nível de descontentamento popular reinante, nos próximos tempos, o Governo vai enfrentar ondas e mais ondas de manifestações e greves até se recolher ou mandado ao seu devido lugar que é a oposição!

Ontem, ao assistir o jornal nacional da noite fiquei espantado com a reportagem televisiva sobre a denominada “apresentação setorial do orçamento do Estado para 2024” sendo realizada em Assomada, com a participação de três Ministros.

1. Com efeito, o Governo de Ulisses Correia e Silva resolve dar o ponta-pé de saída do novo ciclo eleitoral com uma campanha eleitoral e eleitoreira em larga escala visando as eleições autárquicas de 2024 e legislativas de 2026 – a Oposição e os candidatos desafiantes que se cuidem!!!!

2. A Região política Santiago Norte que engloba seis Municípios do interior da ilha de Santiago é a primeira região do país em tamanho geográfico, segunda em dimensão demográfica do país mas figura nas últimas posições nos indicadores de pobreza históricamente.

3. É uma vergonha que o Governo de Ulisses Correia e Silva escale três de seus ministros para vir a Assomada reunir com seus dirigentes de serviços descentralizados ou desconcentrados para fazer propaganda eleitoral antecipada com ampla transmissão nos meios de comunicação públicos como se tivessem descoberto os problemas da Região naquele momento e que, simultâneamente, apresentaram as soluções definitivas para os mesmos – nada disso!!!! - Os problemas da Região Santiago Norte são estruturais e carecem de diagnósticos sérios e de soluções sérias e não de propagandas eleitorais!!!

4. Os cidadãos do país e de Santiago Norte, em particular, assistiram impávidos ao absurdo do espetáculo da apresentação do aumento da pobreza sendo testemunhado, presencialmente, por funcionários dirigentes da Administração como se o aumento da pobreza fosse alguma vantagem para os cidadãos!!!!??? Que absurdo!!!!

5. Quando o Ministro do Desenvolvimento Social diz que o orçamento prevê aumentos de gastos para as questões sociais com o alargamento de beneficiários e aumento de benefícios como se fosse um grande sucesso do seu Ministério e do Governo, ele se esquece de algo simples e lógico: se há mais pobres e mais necessidade de gastos para combater a pobreza é porque o Governo e seu Ministério fracassaram nas políticas sociais e de inclusão!!!!

6. O Ministro Elísio Freire, pelo cargo que ocupa, pelo poder que tem, pelo fato de ser originário da Região Santiago Norte deveria ser o último membro desse Governo incompetente e moribundo a se pronunciar sobre a pobreza quando abandonaram completamente a Região durante todos esses 8 anos de governação!

7. Aliás, a Região Santiago Norte não precisa de mais políticas públicas fracassadas, mas sim, de mais e melhores políticas públicas estruturantes e de qualidade com impacto no desenvolvimento e não na dependência e assistencialismo!

8. O Governo precisava explicar, primeiramente, por que razão só agora, nas vésperas das eleições autárquicas é que acordou para os problemas de Santiago Norte tendo passado, praticamente, todo os seus dois mandatos de costas viradas para a Região?!

9. Os indicadores sociais e de desenvolvimento económico e social da Região são dos piores do país por culpa do histórico abandono dos sucessivos Governos e, este último ao descobrir o seu potencial de votos transformou-lhe num polo de excelência de manipulações política-eleitorais.

10. O Ministério da Educação vai enfrentar manifestações de descontentamento de seus professores por todo o país na data de hoje, justamente, por causa do fracasso das sucessivas gestões, incluíndo a atual e não há propaganda eleitoral e promessas de campanha que dê jeito numa hora dessas, Sr. Ministro! O Governo tem dinheiro para aumentar salários de altos dirigentes da Administração e não tem dinheiro para atender a pauta justa e legítima de reivindicação dos professores???!!! Por que há dois pesos e duas medidas aqui? Será que o Ministério e o Governo vão aguentar a onda de pressão que essas manifestações poderão causar se tiverem que ser repetidas e outras formas de luta sindicais como paralisações e greves forem utilizadas?

11. Quanto à saúde, pelo que oiço por aqui, a insatisfação reinante pela prestação dos serviços se deve à falta ou insuficiência de recursos financeiros, materiais e humanos disponibilizados para a Região e essa é da responsabilidade da Sra. Ministra!

12. Concretamente, faltam médicos especialistas, faltam enfermeiros para dar cobertura de forma adequada às demandas e às especificidades de uma vasta região territorial com muitas especificidades e dispersões habitacionais.

13. O Governo está muito enganado se achar que essas campanhas e propagandas eleitorais nas vésperas do início de novos ciclos eleitorais vão traduzir em votos por que serão desmascarados e denunciados sistemáticamente a cada nova tentativa.

14. Esse Governo do Ulisses Correia e Silva já deu tudo o que tinha para dar para o país e para a Região Santiago Norte e os dados do afrobarometer mostram que 57% dos eleitores reprovam esse (des)governo e consideram que suas políticas estão no caminho errado! A Administração Pública é um caos e um palco de incompetência!

Com o nível de descontentamento popular reinante, nos próximos tempos, o Governo vai enfrentar ondas e mais ondas de manifestações e greves até se recolher ou mandado ao seu devido lugar que é a oposição!

Partilhe esta notícia