
A Câmara Municipal de Santa Cruz está a trabalhar para internacionalizar o festival “1 Concelho 3 Ritmos” como um produto cultural e turístico, para promover o município como um destino de referência para os amantes da música tradicional.
Em entrevista à Inforpress, o vereador do pelouro da Cultura, Danilo Furtado, explicou que este festival temático e original do município, tem carácter próprio e “vende” a cultura do município e do país, visto que estes géneros musicais, já são patrimónios culturais imateriais de Cabo Verde.
Neste sentido, avançou que "já é hora e necessário dar a este festival um outro carácter, complementando-o com outros ingredientes e torná-lo internacional”.
“Estamos a tentar transformar um pouco a sua imagem, porque para ser internacional é necessário investir mais e é isso que estamos a fazer paulatinamente”, disse o vereador.
Neste sentido, revelou, pretendem dar o pontapé de saída com a mudança de horário, e iniciar esta edição agendada para 28, 29 e 30 de Março a partir das 10:00, para permitir a presença de mais turistas e visitantes de outros municípios.
Igualmente, ressaltou que vai ser introduzida a arte no meio, com a realização de feiras de artesanato e também fazer um terreiro de batuco. A intenção, adiantou, é não se restringir somente ao palco principal, mas permitir a participação de todos num cenário diferente.
O autarca realçou ainda que o evento, que dedica um dia de batuco em homenagem a Nha Nácia Gomi e às mulheres, um dia de funaná em homenagem a Katxás e Sema Lopi e um dia de tabanca, vai ser realizado no mesmo local, na Praça Katxás, mas com uma extensão maior para abarcar a parte musical, a feira de artesanato, venda de produtos típicos como a água do coco, entre outros serviços.
Quanto aos artistas, Danilo Furtado avançou que o cartaz vai ser divulgado brevemente e vai contar com a presença de artistas nacionais e internacionais de renome.
Este festival é realizado anualmente no final do mês de Março, no âmbito das actividades do “mês da Cultura da cidade de Pedra Badejo” e para a comemoração da criação do Município de Santa Cruz, assinalado a 29 de Março.
As actividades para o mês da Cultura iniciaram-se a 01 de Março e terminam no dia 31.
O vereador destacou a inclusão este ano da “Semana Nha Nácia Gomi”, que acontece de 10 a 13 de Março, no âmbito do centenário desta figura icónica do batuco, que vai ser comemorado de 14 a 18 de Julho próximo, com diversas actividades culturais, para homenagear a sua vida, obra e contribuição para a cultura cabo-verdiana.
Nha Nácia Gomi (Maria Inácia Gomes Correia) nasceu a 18 de Julho de 1925, na antiga Vila de Pedra Badejo, hoje cidade, no concelho de Santa Cruz, e faleceu a 03 de Fevereiro de 2011, aos 86 anos no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários