Qualquer dia desses se o VPM resolver lotear terrenos na lua e oferecê-los à venda numa plataforma digital nessa sua Administração reformada não será estranho e seria, tão somente, a evolução da venda de “banha de cobra” que já habitou os seus acólitos e alguns distraídos para um nível mais sofisticado!
Um país com todos os indicadores económicos e sociais se degradando a ponto de quase 60% do eleitorado (afrobarometer, 2022) considerar que o Governo está seguindo políticas erradas, aparece o Vice-Primeiro Ministro com a sua acostumada “inteligência” a vender mais uma ilusão futura de uma Administração Pública digital no ano 2026 e 2040 e, por que não, no ano 2100 ou 2200????
Enquanto o povo espera e se desespera pelas promessas dos 45.000 empregos bem remunerados que nunca chegaram, na fantasia de um crescimento económico de 7% ao ano, na enganação de uma taxa de criminalidade zero, eis que aparece o sr. VPM com essa nova gaiatice: no futuro a governação do país se tornará digital!!!!!
Num país que ainda não garantiu a segurança alimentar a todos, não tem nem água potável e esgoto assegurados a todos, a energia elétrica falha e o acesso à internet é proibitivo pelo preço à maioria da população, o Governo ignora a sua incompetência em atender e resolver as questões mais básicas de necessidades da população e provoca uma fuga ilusória em frente!
Já dizia o velho economista inglês John M. Keynes (1883-1946) que “a longo prazo estaremos todos mortos” no seu “Tratado sobre a Reforma Monetária”, isto é, a economia tem que responder aos problemas presentes, sr. VPM, por que ninguém sabe o que ocorrerá no futuro!!!!
Por essas da venda de “banha de cobra” aos distraídos e por outras como a de que o “país tem dinheiro que nunca mais acaba” se incentiva administradores públicos irresponsáveis a cometerem ilícitos e ilegalidades que estão sendo colocados nas costas do Estado para pagar chorudas indemnizações!
A Administração Pública é tão incompetente que o próprio Presidente da República já chamou a sua atenção pelas suas atrapalhadas organizativas e decisórias em discurso político oficial duro mas a sua titular é tão sem noção que nem se apercebeu do tamanho do puxão de orelha que recebeu e se manteve indiferente, calma e serena.
A falta de noção da Ministra da Administração Pública é tal que só uma inundação no seu Ministério seria capaz de provocar alguma mudança de uma secretária ou mesa de um lado para outro da sala para não continuar encharcada de água e lodo!
Objetivamente os principais indicadores de desempenho da Administração Pública são altamente negativos: nível de satisfação dos utentes é baixo, a eficiência é péssima, a eficácia é uma miragem, os sistemas de controlo e governança são inoperantes! Enfim, esse ministério só serve para garantir salários a uns tantos privilegiados cidadãos e não para atender ao interesse público!
Essa propaganda apresentada pelo VPM de algo que, supostamente, seria da competência da Ministra da Administração Pública revela o quanto está a credibilidade da mesma!
Qualquer dia desses se o VPM resolver lotear terrenos na lua e oferecê-los à venda numa plataforma digital nessa sua Administração reformada não será estranho e seria, tão somente, a evolução da venda de “banha de cobra” que já habitou os seus acólitos e alguns distraídos para um nível mais sofisticado!
Comentários