Os lotes da vacina da AstraZeneca que Cabo Verde recebeu não são do mesmo grupo das que poderão estar ligadas aos efeitos noticiados na Europa e que levaram a suspensão da mesma em alguns países daquele continente. A garantia foi dada hoje pelo Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.
“Os lotes da vacina da Astrazeneca que Cabo Verde recebeu nesta semana que passou não são do mesmo lote das vacinas que poderão estar ligadas, ou não, aos efeitos que têm estado a ser noticiados. A População pode estar tranquila”, garantiu aquele responsável Jorge Noel Barreto durante a conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da Segurança Social para fazer o ponto de situação da covid-19 no país.
Jorge Noel Barreto disse ainda que as pessoas podem estar tranquilas, garantindo que as autoridades sanitárias estão atentas, pelo que, a qualquer indício de que haja alguma situação que possa pôr em risco a saúde das pessoas por causa da utilização das vacinas, vai se suspender as operações, averiguar e ver o que se passa para tomar as melhores decisões.
O facto de alguns países suspenderem essa vacina é motivo de preocupação para Cabo Verde. Mas, para já para dizer que as vacinas que recebemos da AstraZeneca vieram da Índia e não da Europa, por aí é completamente diferente do produto que está na Europa e o que vamos usar aqui.
A Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, além de outros países incluindo fora da Europa, já interromperam por "precaução" o uso da vacina da AstraZeneca, após relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses do fármaco da AstraZeneca.
Por seu lado, a empresa já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.
Comentários