Santa Cruz: “Projecto Terra de Valor mudou completamente a minha vida” – agricultor
Sociedade

Santa Cruz: “Projecto Terra de Valor mudou completamente a minha vida” – agricultor

O agricultor Benjamin, de 50 anos, da Ribeira dos Picos, no município de Santa Cruz (Santiago), afirmou esta semana que o Projecto Terra de Valor” que chegou ao fim após três anos de execução mudou completamente a sua vida.

“O Projecto Terra de Valor mudou completamente a minha vida, porque trouxe rendimento não só para mim, mas também para a minha família e toda a região Santiago Norte, sobretudo o município de Santa Cruz”, disse Benjamin Mendes à Inforpress, à margem do encerramento do projecto, co-financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) e Expertise France, que também foi implementado na ilha do Fogo.

Se por um lado manifestou a sua tristeza com o encerramento do projecto, por outro, congratulou-se com a chegada do mesmo a Ribeira dos Picos, que é considerada uma das ribeiras mais produtiva do país, cujo projecto, segundo ele, permitiu a criação no concelho de Santa Cruz da cooperativa Cooparp, formada por 17 agricultores e pecuaristas.

“Precisamos de um projecto semelhante ao Projecto Terra de Valor, para mudar a vida de outras pessoas como mudou a nossa”, pediu, comprometendo-se em nome dos associados da cooperativa, que dirige em não “envergonhar” os parceiros.

Relativamente à cooperativa Cooparp, adiantou que vai abrir hoje um posto de venda e distribuição dos produtos a nível da agricultura e pecuária para a ilha de Santiago e outras ilhas do país.

Na pecuária, fazem criação de porcos, cabras e galinhas, e produção de ovos, e na agricultura, apostaram na produção de hortícolas e frutícolas.

As actividades de encerramento do projecto iniciaram com intervenções institucionais, num dos hotéis de Santa Cruz, seguindo-se uma exposição de produtos dos grupos de produtores que participaram no projecto, vista como sendo uma oportunidade de conhecer os produtos das cadeias de valor, de troca de experiências e degustação.

Da programação, constou ainda uma visita à oficina das jovens mulheres de Ribeira Seca, visita ao Campo Escola de Produtores da Cooperativa 13 Novembro e do o posto de venda da cooperativa Cooparp, em Achada Fátima.

O projecto teve por objectivo, promover um desenvolvimento rural integrado, inclusivo e sustentável em Cabo Verde, encarando os principais problemas do país ligados sobretudo aos efeitos das alterações climáticas.

O mesmo utilizou uma abordagem participativa da cadeia de valor sobre três componentes, nomeadamente a gestão dos recursos naturais, produção e mercado, organização cooperativa e associativa com uma perspectiva de género.

O Projecto Terra de Valor foi implementado através de parceria entre várias ONG e instituições entre as quais, câmaras municipais, associações e cooperativas das duas ilhas.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.