
O Governo vai gastar mais quase 1,5 milhão de euros para reforçar a capacidade de realização de testes à covid-19 nos laboratórios de virologia do arquipélago, conforme autorização aprovada em conselho de ministros.
A autorização, publicada em Boletim Oficial, de 30 de julho, prevê o fornecimento de equipamentos e reagentes para aqueles laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Pública, que funcionam na Praia e em São Vicente.
“Tendo em conta a demanda na realização dos testes da covid-19, torna-se necessário reforçar os laboratórios de virologia existentes no país com equipamentos, materiais, reagentes de consumo para os respetivos laboratórios e formação aos utilizadores e aos técnicos”, lê-se na resolução, que autoriza os ministérios das Finanças e da Saúde a realizar uma despesa para o efeito de 164.192.634 escudos (1,4 milhões de euros).
O Governo anunciou anteriormente a intenção de reforçar a capacidade de testagem à covid-19 – que já chegou a ser de mais 600 amostras por dia nas últimas semanas –, prevendo a realização de testes também nas ilhas do Sal, da Boa Vista e do Fogo, além de um segundo laboratório na Praia.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Com Lusa
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários