O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, anunciou hoje na sua página no Facebook que as autoridades cabo-verdianas vão suspender o início da aplicação das vacinas da AstraZeneza até que as dúvidas sejam sanadas.
Entretanto, informou o governante que no dia 19 de Março, tal como previsto, iniciar-se-á a vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Sars- cov-2 com a vacina da Pfizer .
Quanto à vacina da astrazeneca, completou, a OMS e a agência europeia de medicamentos até ao presente não encontraram nenhuma relação entre a vacina e os casos de hemocoagulação que foram relatados.
Todavia manda o princípio da precaução que as dúvidas levantadas sejam totalmente esclarecidas. Acreditamos que tal acontecerá nos próximos dias pelo que o MSSS, em estreita articulação com a entidade reguladora da saúde( ERIS) irão acompanhar de perto o evoluir da situação e fazer as devidas recomendações ao governo por forma a permitir uma decisão devidamente ponderada e responsável antes de se iniciar com a aplicação da vacina”, complementou.
A Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, além de outros países incluindo fora da Europa, já interromperam por "precaução" o uso da vacina da AstraZeneca, após relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses do fármaco da AstraZeneca.
Por seu lado, a empresa já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.
Comentários