
Segundo o primeiro-ministro, a expansão e modernização do aeródromo de São Filipe e a iluminação da pista visa reforçar a mobilidade aérea, a segurança e o desenvolvimento sustentável da ilha e do país. Mas, apesar da iluminação da pista, ainda não há uma data prevista para realização de voos noturnos, satisfazendo uma velha promessa que remonta a 2016, o que dependerá da certificação por parte da aeronáutica civil.
Segundo Ulisses Correia e Silva, que falava na quarta-feira, 04, em São Filipe, trata-se de um investimento global de 8,8 milhões de euros, aplicado na modernização do terminal e das suas instalações, na iluminação da pista e em projectos ambientais do aeródromo, alguns já em execução e outros em fase de implementação.
O primeiro-ministro sublinhou que estes investimentos “são fundamentais para garantir a sustentabilidade aeroportuária” do ponto de vista climático e ambiental.
“Com as novas infraestruturas, o Fogo passa a dispor de instalações modernas, funcionais e seguras, com ganhos significativos ao nível da triagem, do controlo e da capacidade de resposta, traduzindo-se numa melhoria clara da qualidade do serviço prestado aos passageiros, residentes, diáspora e turistas”, salientou Ulisses Correia e Silva.
Uma promessa antiga
A iluminação da pista, ainda segundo o primeiro-ministro, permitirá não só ampliar a programação das ligações aéreas, como assegurar operações em situações de emergência, nomeadamente transferências de doentes, que até agora estão condicionadas à luz do dia.
Apesar da iluminação da pista, ainda não há uma data prevista para realização de voos noturnos, o que dependerá da certificação por parte da aeronáutica civil, satisfazendo uma velha promessa que remonta a 2016.
Até à sua certificação, as autoridades equacionam a possibilidade de realizar voos-teste noturnos com aparelhos militares.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 5 de Fev de 2026
Este homem , se continuar assim até 17 de Maio, é bem possível que perca o tino de vez. Não acredito que esteja a raciocinar normal.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.