• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sergio Corrá encabeça lista do Partido Popular para Assembleia Municipal da Boa Vista
Política

Sergio Corrá encabeça lista do Partido Popular para Assembleia Municipal da Boa Vista

A lista do Partido Popular para a Assembleia Municipal da Boa Vista acabou de ser aprovada pelo Tribunal daquela Comarca. O italiano Sergio Corrá torna-se assim no primeiro cidadão estrangeiro (hoje com nacionalidade cabo-verdiana) a encabeçar uma lista partidária para um órgão municipal – no caso Assembleia Municipal – em Cabo Verde.

Corrá, 59 anos, nasceu em Monza, Itália, em 1961. Viveu em Milão até 1997, ano em que decidiu abraçar um trabalho na ilha da Boa Vista, na área do turismo.

Com efeito, em março de 1997, recebeu uma oferta para o cargo de diretor administrativo da primeira aldeia turística que estava em construção na Ilha da Boa Vista e decidiu de abandonar a poluída cidade de Milano e o sector financeiro dos bancos especulativos, que foi até ali a sua ocupação profissional, para desenvolver um projecto turístico que em princípio era para ser energeticamente e ecologicamente sustentável.

Depois de 2 anos a a trabalhar no Hotel Marine Club, em abril de 1999, decidiu de abrir uma empresa de serviços e de importação e fornecimento de alimentos e bebidas para bares, restaurantes, hotéis, com o objetivo de abaixar os altos custos dos alimentos na ilha, onde os preços eram mais elevados do que na Praia, atingido diferenças de mais de 60%.

Fino observador das realidades que o cercam, Sergio Corrá não esteve alheio aos desafios do desenvolvimento da ilha que o acolheu e lhe de uma família – é casado com uma cabo-verdiana da Boa Vista e pai de duas filhas – pelo que no ano 2004 tomou parte na logística da campanha do PAICV para ajudar a travar a especulação imobiliária que a Camara Municipal da Boa Vista vinha praticando.

Com a derrota do PAICV em 2004, Corrá viu os seus propósitos gorados, mas não desistiu. Assim, no ano 2012, fundou o Grupo Independente FORZAS VIVAS e participou nas eleições autárquicas daquele ano, tendo eleito um deputado à Assembleia Municipal.

4 anos depois, ou seja, em 2016 participaria novamente nas eleições autárquicas, desta vez cmo suplente à Assembleia Municipal pelo PAICV, e em 2018 participaria na comissão eventual de inquérito sobre o escândalo de uma área de mais de 10.000m2 de terrenos municipais que a câmara liderada por José Luís Santos vendeu ao grupo Oásis, onde figura seu atual vice-presidente, Aristides Brito, com 50% de acções.

Sergio Corrá conta no seu percurso de vida pessoal e profissional 20 anos de trabalho em 6 bancos estrangeiros de negócio, nomeadamente bancos americanos, Ingleses e Franceses, tendo acumulado muita experiência a nível de gestão, informática e de contratações do mercado financeiro e bolsa de valores.

Contabilista de formação, Corrá fez formações complementares em Cambridge, na Inglaterra, e em São Francisco, na Califórnia, EUA. Este empresário e político é proprietário e gerente do maior Centro Comercial da Boa Vista - o BOAS COMPRAS - com 27 funcionários.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação