• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Vicente: Coordenador do MpD apresenta queixa-crime por alegado furto de cartões de militantes
Política

São Vicente: Coordenador do MpD apresenta queixa-crime por alegado furto de cartões de militantes

O coordenador da Comissão Política Concelhia do MpD, em São Vicente, disse hoje que apresentou uma queixa-crime contra a militante Helena Fortes por alegado furto de mais de mil cartões de militantes.

Esta informação foi avançada, em conferência de imprensa, pelo coordenador da Comissão Política Concelhia do MpD, Armindo Gomes, que informou que além dos cartões Helena Fortes também “se apropriou de alguns documentos pertencentes ao partido”.

De acordo com a cópia da queixa que disponibilizou aos jornalistas, Helena Fortes exerce, desde Junho de 2022, as funções de membro da Comissão Política Concelhia do MpD, nomeada pelo próprio presidente Armindo Gomes e, segundo o mesmo, foi nesta qualidade que entrou na sede e retirou a caixa com os cartões de militantes.

“Os cartões de militantes desapareceram há uns tempos atrás, na altura inclusive das eleições para o líder do partido e para os membros da 13ª convecção do MpD”, revelou Armindo Gomes que disse ter apresentado uma queixa na Polícia Nacional após ter gerido a questão com certa prudência e de esgotadas as tentativas de reaver os cartões e os documentos do partido, designadamente de contabilidade.

“Essa denúncia também implica alguns documentos do partido que estão na posse da pessoa, designadamente os documentos de contabilidade que o partido os exigiu, nós não temos. Solicitamos à pessoa e ela disse que não entrega e que vai entregá-los ao partido. São documentos da sede”, declarou a mesma fonte.

A queixa submetida pelo coordenador do MpD em São Vicente refere que Helena Fortes “foi questionada pelo desaparecimento da caixa com os cartões e que a mesma teria “confirmado que entrou na sede e levou os cartões”, “mas estes nunca foram recuperados porque a mesma alega que os entregou aos respectivos militantes”.

Revela ainda que, apesar disso, “de vez em quando aparece algum militante reclamando o seu cartão pelo que são informados de que os mesmos foram distribuídos por Helena”, mas “estes dizem que os seus cartões nunca lhes chegaram às mãos”.

Conforme Armindo Gomes, o mais revoltante é que, no início deste mês, a Comissão Política Concelhia recebeu um email do partido a pedir a justificação dos montantes enviados (documentos referentes à contabilidade) que estavam na posse de Helena Fortes, mas, explicou, que a mesma disse que ela é quem iria os enviar uma vez que é ela a responsável pela parte financeira.

O coordenador do MpD em São Vicente desconfia que por detrás deste sumiço dos cartões de militantes está a alegada “tentativa de o derrubar” tendo em conta que o mesmo disse ter “informações de que já há pessoas no terreno a fazer campanha junto dos militantes para poderem ocupar o cargo”.

Aliás, Armindo Gomes denunciou que tomou conhecimento de que foi decidido pelo Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral, na última convenção do partido, que terá eleições antecipadas nos concelhos da Praia e de São Vicente.

No entanto, Armindo Gomes garantiu que rejeitará qualquer tentativa ilegal de eleições antecipadas para renovação dos membros na concelhia de São Vicente porque legalmente o seu mandato de três anos ainda não chegou ao fim.

Partilhe esta notícia