Presidente alemão promete intensificar colaboração com Cabo Verde a nível da investigação marítima e económica
Política

Presidente alemão promete intensificar colaboração com Cabo Verde a nível da investigação marítima e económica

O Presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, prometeu hoje continuar a colaboração com Cabo Verde de modo a intensificar essa parceria a nível da investigação marítima, climática e económica.

Frank-Walter Steinmeier, que falava em conferência de imprensa, depois de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, no âmbito da sua visita oficial de dois dias ao país, realçou que Cabo Verde tem sido uma referência a nível da democracia, do estado de direito, mas também no que diz respeito aos princípios da comunidade internacional.

Entretanto, avançou que a Alemanha e o arquipélago têm colaborado a nível da investigação marítima, investigação climática, econômica e os dois países poderão fazer ainda muito mais na área das energias renováveis.

“Do meu ponto de vista, não se trata de ajuda para Cabo Verde, mas nós temos interesses comuns no que diz respeito ao futuro e as condições de vida dos nossos filhos e netos nesse futuro vindouro continuando a fazer a investigação aqui na área climática, mas também do mar”, sublinhou.

Para o Presidente alemão, os resultados dessas investigações não serviram apenas a Alemanha e Cabo Verde, mas o mundo inteiro, sendo que vão permitir criar condições para melhorar as condições climáticas a nível mundial.

Em relação ao sector económico, Frank-Walter Steinmeier destacou que essa cooperação tem vindo a aumentar, sobretudo no sector turístico, sendo que a Alemanha é o segundo emissor de turistas para Cabo Verde.

Por outro lado, disse que a nível da investigação científica e marítima, a cooperação entre as instituições alemãs e cabo-verdianas tende a intensificar sendo que são aspectos com enorme relevância para o futuro no que diz respeito à segurança alimentar, ou seja, a protecção dos recursos eólico no Atlântico, em Cabo Verde e relativamente à captura de CO2 nos mares.

Durante a sua intervenção, Frank-Walter Steinmeier apontou ainda que as relações humanas entre os dois países “são enormes” graças ao contributo dado pela diáspora cabo-verdiana residente na Alemanha.

Por seu turno, o Presidente da República, José Maria Neves, considerou a visita “histórica e estratégia”, sendo que é a primeira de um Presidente Federal da Alemanha ao arquipélago, e realçou que o país tem sido um parceiro confiável, estratégico e fundamental na construção das ilhas.

“O mais importante nas relações com a Alemanha é que sempre estivemos à frente e vimos mais longe para áreas orientadas para o futuro. Temos o mar, as mudanças climáticas, a transição energética, a ciência e a inovação como áreas de relações muito próximas e que têm contribuído para abrirmos novas avenidas de trabalho no nosso relacionamento bilateral”, apontou.

Por outro lado, o chefe de Estado cabo-verdiano afirmou que a Alemanha tem contribuído grandemente para a Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, e tem sido um país de acolhimento da comunidade cabo-verdiana.

“Desde logo, porque trazem-nos a ambição do crescimento de modernização que eles vivem na Alemanha, um país de ideias, um país que está à frente de muitos domínios e que fazem com que os cabo-verdianos também queiram para Cabo Verde o que a Alemanha faz hoje no seu país”, referiu.

A visita de Frank-Walter Steinmeier, decorre de hoje a quinta-feira, e, além do tête- à-tête com o seu homólogo cabo-verdiano, por quem foi condecorado, foi acolhido pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, de quem recebeu as Chaves da Cidade da Praia.

Ainda no período da manhã, o Presidente Alemão depositou uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, participou numa sessão especial na Assembleia Nacional e reuniu-se com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

No período da tarde, está previsto um encontro com representantes da sociedade civil, visita aos monumentos e sítios históricos da Cidade Velha, Cidade Património da Humanidade (Unesco) e ainda será agraciado com um jantar oferecido pelo seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

No segundo dia da visita, o presidente alemão, desloca-se a ilha de São Vicente onde irá visitar o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, o Centro Oceanográfico do Mindelo, o Observatório Atmosférico de Cabo Verde (CVAO) e irá presidir a cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo edifício do laboratório do Observatório do Ambiente de Cabo Verde.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.