
A Assembleia Municipal da Praia aprovou ontem cinco propostas apresentadas pelo executivo liderado por Francisco Carvalho. De fora, ficou uma sexta que não tinha documentação para análise. A presidente da AM, Clara Marques, fez um “balanço positivo” da primeira sessão extraordinária deste ano.
Em declarações à agência de notícias cabo-verdiana, Inforpress, a presidente da Assembleia Municipal da Praia fez um “balanço positivo” da primeira sessão extraordinária de 2026. Clara Marques avançou que foram aprovadas cinco propostas de deliberação, ficando de fora uma sexta que não tinha toda a documentação reunida para análise.
A bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) votou favoravelmente todas as cinco propostas apresentadas, sendo o Movimento para Democracia (MpD) chumbou três.
A posição do MpD já era esperada, porquanto, ainda segundo Clara Marques, cada bancada cada bancada tem as suas opiniões e ideias, e algumas podem não estar em conformidade com aquilo que defendem.
Na ordem do dia foi discutida a proposta de retificação da deliberação camarária que visa a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal (PDM), por razão de projeto de pedreira para Achada Laranjo. A bancada do MpD votou contra, justificando que a proposta enferma de ilegalidade no seu procedimento e no seu conteúdo.
Foram, ainda, discutidas durante a sessão extraordinária, a proposta de reabertura e continuidade do procedimento do concurso externo para recrutamento de 53 vagas de ingresso na categoria de agentes de segunda classe da Polícia Municipal, que contou com o voto favorável das duas bancadas, entre outras propostas debatidas nesta primeira sessão extraordinária de 2026.
C/Inforpress
Foto: CMP
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários