São Domingos vai ter Casa da Cultura para preservar identidade da região
Cultura

São Domingos vai ter Casa da Cultura para preservar identidade da região

O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara Municipal. Isaías Varela falava no dia em que São Domingos assinalou o 100º aniversário do nascimento de Ntóni Denti d'Oru, nome maior da música e da cultura popular de Santiago, cujo nome se perpetuará por várias gerações.

O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, anunciou este domingo, 15, que a autarquia vai criar uma Casa da Cultura, com o propósito de preservar instrumentos, trajes e elementos ligados ao batuco tradicional, como a saia preta, a blusa branca e o pano de terra, símbolos que retratam a mulher do campo e a identidade cultural da região.

Isaías Varela falava durante as celebrações dos 100 anos do nascimento de António Vaz Cabral, nome de registo de Ntóni Denti d'Oru, anunciando ainda que a autarquia vai reforçar atividades culturais para aproximar as novas gerações da história e do legado deste nome maior da música e da cultura de Santiago.

Uma das figuras mais marcantes do batuco

O autarca destacou a dimensão histórica de Ntóni Denti d'Oru, sublinhando que se trata de uma das figuras mais marcantes do batuco em Santiago e o primeiro homem a integrar um universo tradicionalmente reservado às mulheres, introduzindo o tambor e reforçando a projeção desta manifestação cultural dentro e fora de Cabo Verde.

Falecido em setembro de 2108, aos 92 anos, N’toni Denti D’oro nasceu a 15 de fevereiro de 1926 no concelho de São Domingos, sendo uma das referências maiores da música e da cultura cabo-verdianas, pela dedicação que devotou durante toda a vida ao batuku e ao finaçon, duas expressões culturais de Santiago, cuja ilha percorreu durante vários anos, animando festas populares.

C/Inforpress
Fotos: DR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.