PM participa no fórum Global Gateway da UE
Política

PM participa no fórum Global Gateway da UE

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa quarta e quinta-feira no fórum Global Gateway da União Europeia (UE), em Bruxelas, com o reforço de relações na agenda.

“É relevante sublinhar a parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia, existente há mais de uma década, com perspetivas de reforço em áreas estratégicas como segurança e defesa, economia azul, transformação digital e transição energética”, anunciou o Governo, em comunicado.

A agenda de Ulisses Correia e Silva inclui encontros com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o vice-presidente e alto-representante, Josep Borrell, entre outros.

O primeiro-ministro cabo-verdiano vai reunir-se ainda com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, no que é classificado como “uma ocasião propícia para reafirmar o compromisso de Cabo Verde em fortalecer o Estado de direito e intensificar o diálogo político e cooperação em defesa da ordem internacional”.

À margem da viagem a Bruxelas, Ulisses Correia e Silva tem ainda um encontro agendado com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel.

A Estratégia 'Global Gateway' da UE prevê investimentos da ordem dos 300 mil milhões de euros para o desenvolvimento em países africanos e latino-americanos.

“Cabo Verde destaca, na sua participação, as energias renováveis, a economia azul e o desenvolvimento digital como áreas prioritárias para o país”, refere o Governo, no mesmo comunicado.

O executivo destaca que, já este ano, Cabo Verde foi selecionado no domínio das renováveis com o projeto de instalação de uma estação de armazenamento de energia produzida por fontes renováveis fora dos horários de pico (em que a eletricidade gerada pelo vento não esteja a ser consumida, por exemplo).

O empreendimento foi escolhido no âmbito da iniciativa da UE que elencou 40 projetos de instituições financeiras europeias para aprovação pela direção da Global Gateway como ações de bandeira apoiadas pela UE em África em 2023.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.