• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Partido Popular lamenta actual situação dos trabalhadores da Frescomar e culpa sucessivos governos
Política

Partido Popular lamenta actual situação dos trabalhadores da Frescomar e culpa sucessivos governos

O Partido Popular deixou este domingo, 31 de janeiro, uma “palavra de lamento” à actual situação dos trabalhadores da Frescomar, que poderá despedir trabalhadores, caso o Acordo de Derrogação das Normas de Origens entre Cabo Verde e União Europeia não for renovado.

Esta mensagem foi emitida pelo presidente do Partido Popular (PP), Amândio Barbosa Vicente, enquanto fazia o balanço da reunião quinzenal do partido, realizado na sua sede, na Cidade da Praia.

“Quando vemos 600 empregados da Frescomar indo para o desemprego para nós é um motivo de muita preocupação. Deixamos a nossa palavra de lamento para essas famílias em São Vicente. Os sucessivos governos são culpados por esta situação”, afirmou.

Para o PP, disse Amândio Vicente, a pesca que deveria ser o motor da economia de Cabo Verde.

“Na verdade, é uma oportunidade que Cabo Verde tem desperdiçado. Para nós, o Estado de Cabo Verde deveria alavancar como motor de economia cabo-verdiana o sector das pescas, tornar a pesca num modelo industrial onde pescadores teriam os seus salários e benefícios fiscais compatíveis com o seu trabalho, coisa que na verdade não temos estado a ver acontecer”, defendeu.

O líder do PP frisou ainda que o seu partido entende que ao invés da pesca cabo-verdiana estar vinculada ao mercado europeu, deveriam ser explorados outros mercados como africano e americano.

“Um dia, quando o PP for Governo, para nós a economia de Cabo Verde terá como motor as pescas. Muito diferente do turismo que é uma actividade vulnerável. A covid-19 veio provar isso, coisa que não aconteceria com as pescas se a economia cabo-verdiana estivesse alavancada ao sector”, finalizou.

Partilhe esta notícia