O PAICV instou hoje o Governo a esclarecer a reversão do projeto turístico da Macau Legend Development (MLD), apelando a um diálogo com a população e a autarquia da capital para encontrar alternativas.
"Seguramente faltarão muitas outras informações", afirmou o secretário-geral do PAICV, Julião Varela, considerando que o Governo anunciou, há meses, em Macau, que estava a procurar novos investidores para o empreendimento que incluia o ilhéu de Santa Maria.
"Com a resolução do contrato, é evidente que todas as possibilidades de negociação foram esgotadas. Agora, importa clarificar o que acontecerá, tendo em conta os investimentos já realizados", sustentou.
Para o PAICV, "é necessário que haja um forte diálogo", que deve envolver a Câmara Municipal da cidade da Praia e os cidadãos na procura por soluções.
O Governo declarou, na segunda-feira, que a MLD violou “de forma flagrante e reiterada” as obrigações num investimento turístico e de jogo, na Praia, ao justificar a sua resolução e reversão, publicadas na segunda-feira.
Assinado em 2015, o acordo com David Chow previa um investimento de 250 milhões de euros, cuja primeira pedra foi lançada em 2016.
O plano envolvia a construção de uma estância turística com uma área de 152.700 metros quadrados, marina, hotel com casino - estrutura construída, mas que continua vazia e fechada - e várias instalações para restaurantes e bares.
Em setembro deste ano, durante audiência prévia, a MLD negou qualquer culpa no processo, atribuindo os atrasos à pandemia da covid-19, argumento rejeitado pelo Governo.
Comentários