A cabeça de lista do PAICV pelo círculo eleitoral de São Vicente, Josina Freitas, declarou hoje que o partido vai eleger cinco deputados e ganhar as eleições na ilha.
Na sua primeira declaração pública na condição de líder da lista do PAICV às eleições legislativas de 18 de Abril, na manhã de hoje, no Mindelo, Freitas concretizou que a sua presença na lista tem consenso, pois, sintetizou, foi convidada pela Comissão Política Regional e aceite pela Comissão Política Nacional do partido.
Daí desvalorizar o alegado mal-estar no seio do partido em São Vicente, devido à constituição da lista. “Os partidos são como as famílias, há divergências em algum momento, mas o DNA está sempre lá, família é família, e estamos todos juntos nesta construção, com todos os camaradas do PAICV directa ou indirectamente a acreditar neste projecto”.
Ademais expressou “grande honra” pelo convite, acompanhado de uma “grande responsabilidade” na decisão, pois, revelou, “não foi fácil decidir”, embora o encorajamento de que “só se deve aceitar os grandes desafios quando se sente o peso da responsabilidade”.
“Venho para um trabalho de equipa, aceitei porque conto com todos, porque sou uma mulher de acção, e a juventude e as mulheres de hoje querem acção e resultado dessas acções, não só palavras”, reforçou.
Josina Freitas explicou também que a motivação pessoal para entrar neste momento na política activa está directamente relacionada com este “momento crítico e inesperado” que todos estão a viver, numa alusão à pandemia da covid-19, daí a chamada para que cada um seja um “actor responsável” do futuro colectivo.
Diz ter consciência da potencialidade de todas as ilhas e que o conjunto delas é mais do que a sua soma.
Por isso, lançou, “é chegado momento” de mostrar que se impõe um “compromisso sério” sobre a regionalização, no âmbito de um projecto da reforma do Estado, com transferência de poderes e de recursos para cada região, com a justiça da diversidade das potencialidades, num trabalho que “não é de um partido, mas da Nação, com envolvimento sério” da sociedade civil.
“Precisamos de mais e é hora de dar um grande salto em frente e, daí, propormos um Cabo Verde para todos, de inclusão, onde as diferenças e as opiniões de todos são ouvidas pelos outros como forma de enriquecimento da sociedade”, reforçou.
Prometeu, por fim, trabalhar para a ilha ter “mais investimentos decisivos” no sector do mar, para criar “novas oportunidades de emprego, formação e investimento” nos sectores da cultura e do turismo, “agarrando bem firme o novo mundo tecnológico que está à porta com o 5G”.
“Os sanvicentinos podem esperar de mim uma deputada sempre disponível para ouvir, colaborar e equacionar tudo em prol de São Vicente, que vai contar com todos e sempre presente na ilha”, finalizou.
Na ocasião, o PAICV apresentou ainda à imprensa o mandatário da candidatura local, Graciano Nascimento, e a mandatária para as mulheres, Liliana Fonseca, sendo que os restantes nomes da lista, informou o partido, serão apresentados numa outra ocasião.
Comentários