José Maria Neves espera que “disputa de protagonismo” existente em Portugal “não faça escola em Cabo Verde”
Política

José Maria Neves espera que “disputa de protagonismo” existente em Portugal “não faça escola em Cabo Verde”

O Presidente da República, José Maria Neves, disse sábado, no Mindelo, que espera que a “disputa de protagonismo” entre Governo e Chefe de Estado existente neste momento em Portugal “não faça escola em Cabo Verde”.

O Chefe de Estado cabo-verdiano comentava aos jornalistas a declaração do primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que referiu que “o Presidente fala e o Governo faz”.

Segundo a mesma fonte, os dois poderes fazem, já que o Presidente da República também “participa na formação da vontade política nacional”.

“É claro que o que nós devemos evitar é a disputa de protagonismo, porque o Presidente tem um importante papel na garantia da estabilidade do funcionamento das instituições”, considerou, adiantando, por outro lado, que o Chefe de Estado “deve ser contido no que diz, na forma como diz e na forma como contribui para a formação da vontade política nacional”.

Daí, que, lançou José Maria Neves, espera que a disputa de protagonismo “não faça escola em Cabo Verde” .

José Maria Neves está em São Vicente desde a última quarta-feira, 03, onde presidiu à abertura da 5ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia, na Universidade do Mindelo, condecorou o centenário Grémio Sportivo do Castilho com medalha de Primeira Classe, procedeu a algumas audiências e outras actividades, tendo hoje, como último ponto de agenda, a apresentação, no Mindelo, do seu livro “No ofício do Bem Comum”.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.