• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Luís Livramento aposentado com quase 5.300 contos anuais
Política

José Luís Livramento aposentado com quase 5.300 contos anuais

O recém-empossado Embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América, José Luís Livramento terá entrado para a reforma com uma pensão mensal de 438.845$00 mensais, o que corresponde a 5.266.140$00 anuais.

Segundo uma fonte próxima do INPS, a aposentação deste que passou a ser aquilo a que se convencionou chamar de embaixador político, saiu no passado mês de junho, porém com efeitos retroativos a maio.

Engenheiro Eletrotécnico, Livramento desempenhou nos últimos anos as funções de presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Telecom, cargo que passou a acumular com a de deputado nacional.

Nos primeiros dias de julho, José Luís Livramento é substituído no cargo de PCA da Cabo Verde Telecom pelo economista, João Domingos Correia, quadro da casa e que vinha desempenhando as funções de administrador até aquela data.

Em setembro, ou seja, dois meses depois, José Luís Livramento é nomeado embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América por sua excelência o Presidente da República, sob proposta do governo.

O ora reformado vai ocupar o lugar deixado vago pelo antigo primeiro-ministro, Carlos Veiga, que havia regressado à Praia em janeiro do ano em curso, supostamente para vir se candidatar às eleições presidenciais em 2021.

Na década de 90, José Luís Livramento havia desempenhado as funções de secretário de Estado da Economia e ministro da Educação, até ser demitido por Carlos Veiga em 1999, no âmbito da dessidência então verificada do seio dos ventoinhas e que iria dar lugar à criação do PRD, liderado por Jacinto Santos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação