• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Janira Hopffer Almada pede suspensão de mandato como Deputada Nacional
Política

Janira Hopffer Almada pede suspensão de mandato como Deputada Nacional

A líder demissionária do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, anunciou hoje a suspensão do seu mandato enquanto Deputada Nacional, para regressar à advocacia.

“E hoje, mais uma vez, valorizo o facto de ter escolhido uma profissão que é fonte de inspiração e de motivação! Desejo a tod@s os Deputad@s desta X Legislatura um bom início dos trabalhos na Plenária! E faço votos que a discussão do Programa do Governo traga ganhos para o País que todos amamos e que, acima de tudo, deve nos unir!”, escreveu Janira Hopffer na sua página oficial no Facebook. 

Janira Hopffer Almada pediu também a demissão da presidência aos órgãos do partido em consequência do resultado das legislativas de 18 de Abril que ditaram a vitória ao Movimento para a Democracia (MpD).

Rui Semedo vai assumir a presidência interina do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), anunciou hoje na, Cidade da Praia, o secretário-geral do partido, Julião Varela.

Em declarações à imprensa, à margem da jornada parlamentar para a primeira sessão plenária da VIII Legislatura, marcada para segunda-feira, 14, Julião Varela informou que decisão foi tomada em reunião da Comissão Política, que depois aceitar a demissão da anterior presidente, Janira Hopffer Almada, tinha de escolher um dos três vice-presidentes.

“ A reunião foi realizada na quinta-feira, 10, e Rui Semedo foi escolhido para dirigir os destinos do partido nos próximos 180 dias, como prevê os estatutos”, comunicou.

Julião Varela adiantou ainda que o Conselho Nacional marcou para 19 de Dezembro a realização das eleições para o novo presidente do partido e para finais de Janeiro de 2022 a realização do Congresso, para eleger os restantes órgãos.

No entanto, Julião Varela garantiu que Rui Semedo vai dirigir o partido com o apoio da Comissão Política Nacional, da Comissão Permanente e do Secretariado Geral, “exercendo todas as exigências estatutárias”.

Partilhe esta notícia