Com a saída do deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, dois nomes perfilaram-se na corrida ao preenchimento da vaga: Demis Almeida, do Sal, e Luís Pires, do Fogo. Entretanto, uma fonte confidenciou ao Santiago Magazine que a Comissão Política do PAICV, reúnida ontem, 19, aprovou o nome de Demis Lobo, apresentado pelo presidente do partido, Rui Semedo.
De acordo com a nossa fonte, os estatutos do PAICV estabelecem que o nome do lider da bancada parlamentar deve ser aprovado pela comissão política, sob proposta do seu presidente.
Assim, com esta escolha, o nome de Demis Lobo será objeto de discussão e sufrágio, por voto secreto dos deputados, em jornada do grupo parlamentar, prevista para o dia 26 de outubro.
Em sede do grupo parlamentar, o deputado proposto pelo partido deve ser eleito por maioria de votos dos seus pares. Caso não merecer a maioria de votos, o que seria sempre um humilhação para Rui Semedo, na medida em que não só seria uma desautorização para ele, com também ficaria obrigado a apresentar uma nova proposta à comissão política, para posterior votação do grupo parlamentar.
Consta que os deputados do PAICV estão devididos entre Demis Lobo e Luís Pires. Logo após a comunicação oficial de João Batista Pereira de que não iria continuar a liderar a bancada, Pires e Lobo começaram contactos no seio dos deputados pedindo apoios.
Todavia, a escolha da comissão política poderá derrubar as pretensões de Luís Pires. De todo o modo, a última palavra é do grupo parlamentar, se este conclave chumbar o nome de Demis Lobo, é possível que Luís Pires venha a liderar os tambarinas na Assembleia Nacional.
Comentários