O PAICV garante estar à altura de se apresentar como alternativa à governação autárquica na região política de Santiago Sul, visando proporcionar “um salto mais qualitativo” para o desenvolvimento local na Praia, São Domingos e Ribeira Grande (Santiago).
Esta convicção foi manifestada à Inforpress pelo presidente da Comissão Política Regional de Santiago Sul do PAICV, Carlos Tavares, para quem o maior partido da oposição vai apresentar, em 2020, “candidatos fortes e equipas competentes, com idoneidade moral e grande seriedade para ganhar” as câmaras municipais da Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos”.
Carlos Tavares disse que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) está a trabalhar para liderar uma nova ambição para os três municípios, tendo inclusive reclamado que os municípios de São Domingos e Ribeira Grande, com 12 e 26 anos, respectivamente, são prova de câmaras que “falharam totalmente e em falência financeiras”.
Disse que estas duas câmaras não têm tido capacidades de projetarem os municípios para outros patamares de desenvolvimento, pelo que entende ser o momento certo para esta reviravolta.
Realçou que o PAICV vai apresentar nos três municípios candidatos “competentes, com grande espírito de missão em servir municípios, com forte aceitação social e com capacidade e experiência de gestão”, para dar uma “nova dinâmica” de desenvolvimento aos referidos municípios.
Sublinhou que região de Santiago Sul, à luz do estatuto, tem a função de indicar candidatos, com o argumento que trabalha consoante o calendário desta força partidária, mas que caberá à Comissão Política Nacional aprovar os candidatos, que serão apresentados publicamente após as eleições internas para os novos órgãos, previstas para janeiro de 2020.
Avançou que a aprovação final dos candidatos do PAICV só deverá ser resolvida no final do primeiro trimestre do próximo ano, realçando, contudo, que “neste momento” a Comissão Politica Regional de Santiago Sul já dispõe de uma lista de potenciais candidatos para os três concelhos.
Com Inforpress
Comentários