A abdicação, a favor do filho Guillaume, aconteceu nesta sexta-feira, um ano após o primeiro anúncio. Henri foi durante anos, enquanto chefe de Estado do Luxemburgo, um aliado e amigo fiel de Cabo Verde, um país que o monarca tem no coração – segundo o próprio por várias vezes referiu.
A abdicação aconteceu um ano após o primeiro anúncio, na manhã desta sexta-feira, 03, numa cerimónia no Palácio Grão-Ducal, no centro histórico da capital. Um ato que encerrou oficialmente a liderança do país, elevando o seu filho mais velho, Guillaume, de 43 anos, ao título de Grão-duque.
Eram 10:00 na cidade do Luxemburgo, quando Henri anunciou a sua abdicação, numa cerimónia protocolar que foi seguida de atos solenes na Câmara de Deputados, onde Guillaume foi proclamado Grão-duque.
Contam-se às dezenas os programas de desenvolvimento promovidos pela cooperação em luxemburguesa em Cabo Verde, em domínios como a educação, emprego e empregabilidade, finanças inclusivas, transição energética, ação climática, e água e saneamento, entre outros.
Mas a amizade entre os dois países é, ainda, bem expressa no acolhimento dado pelas autoridades luxemburguesas à numerosa comunidade cabo-verdiana que trabalha no grão-ducado.
Foto: Maison du Gran-duque / Laurent Studer
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Luiz Nunes Mudar Para Melhorar!, 4 de Out de 2025
Fez um excelente trabalho! E como se diz: ninguém é um sucesso, enquanto não tiver um sucessor. E ele foi bem sucedido nesse aspecto...
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.