O diplomata venezuelano Alex Saab é vítima de uma extensão abusiva de extraterritorialidade dos Estados Unidos. Está detido ilegalmente. Sofre de Câncer de Estomago. Preciso de cuidados médicos. Este pai de 5 filhos é um diplomata e goza de inviolabilidade e imunidade diplomáticas.
Detido em Cabo Verde, na ilha do Sal, há mais de 200 dias, na sequência do alerta vermelho lançado pela INTERPOL, Venezuela, um país soberano e livre, desde o primeiro momento assumiu que Alex Saab é seu enviado especial, um diplomata ao serviço do governo liderado por Nikolás Maduro.
A defesa considera que a prisão do seu constituinte é ilegal, porquanto estava numa missão especial da Venezuela para o Irão. Ele vinha acompanhado de documentos comprovativos desse facto e que foram apensados ao processo. A defesa apresentou um recurso junto do Tribunal da CEDEAO, que decidiu pela prisão domiciliária, mas Cabo Verde não cumpriu a decisão deste tribunal transnacional.
Alex Saab sofre de problemas de saúde e precisa de cuidados especializados. A prisão domiciliária, se cumprida, serviria para aliviar os sofrimentos de um homem que apenas fez escala em Cabo Verde para assistência técnica ao avião que o transportava.
O diplomata venezuelano é vítima de um abuso judicial extraterritorial dos Estados Unidos politicamente motivado. Como diplomata ele tem direito à liberdade da prisão e detenção. Não compete aos Estados Unidos da América ou Cabo Verde decidir quem Venezuela nomeia ou não como seu representante, seu diplomata.
Alex Saab é vítima de uma ação judicial extraterritorial dos Estados Unidos por motivos políticos. Ele goza de inviolabilidade e imunidade diplomáticas. É um diplomata designado por um governo soberano..
Pai de 5 filhos, sofre de câncer de estômago, perdeu 26 quilos na prisão e demanda por tratamento. Alex Saab precisa de cuidados médicos básicos, ao estilo dos que são garantidos aos cidadãos cabo-verdianos.
Comentários
Luiz Nunes Mudar Para Melhorar!, 12 de Jan de 2021
Sério? Alex Saab um humanista ao serviço do povo venezuelano! O mesmo povo que provocou o maior êxodo na América Latina, com milhões de pessoas saindo por falta de comida, remédios e produtos básicos. Por favor, respeite o povo Venezuelano.
Detido ilegalmente?
Mesmo depois do processo percorrer por dois tribunais diferentes?
Por favor, respeite os tribunais Cabo-verdianos!
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.